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    O Growth Hacking é uma das estratégias de empreendedorismo mais conceituadas atualmente. Por meio dele você consegue fazer seu negócio crescer mais rapidamente sem um investimento muito grande. Além disso, você é capaz de tomar a liderança do seu mercado com ações otimizadas enquanto seus competidores estão gastando rios de dinheiro em estratégias ultrapassadas.Traduzindo, o Growth Hacking nada mais é do que a utilização de estratégias inovadoras para aumentar constantemente a base de clientes de uma empresa e de usuários de um aplicativo. Ela une o que há de melhor no marketing, no desenvolvimento de produtos e nas demais áreas da empresa. É, portanto, uma abordagem integrada e multisetorial que traz crescimento efetivo e rápido. Gostou da ideia, não é mesmo? Então, aproveite a leitura deste post completíssimo a respeito do growth hacking:

    O que é Growth Hacking?

    A melhor forma de entender o Growth Hacking e o que os profissionais dessa área fazem é primeiro compreender o que se entende quando "hacker". Um hacker é alguém que está mais preocupado em alcançar um objetivo do que em seguir um processo prescrito. Em outras palavras, eles se preocupam mais com o que precisa ser feito do que como deveria ser feito. Como resultado, eles, muitas vezes, apresentam as maneiras inovadoras de fazer as coisas.Por exemplo, se um hacker está tentando obter acesso não-autorizado a um sistema de computador, ele realmente não se importa em como faz isso (ainda mais que, muitas vezes, não há um método especialmente previsto). A única coisa que lhe importa é conseguir o acesso. Como os hackers estão mais preocupados com o que precisa ser feito do que como deve ser feito, eles tendem a ser bastante criativos e eficientes.Por exemplo, um hacker pode estar tentando obter acesso não autorizado a um sistema de computador. Realmente não importa como ele faz isso (e muitas vezes não há um método especialmente previsto), desde que o que ele está fazendo ele fica acesso.Não é à-toa que no time das grandes empresas de tecnologia, eles empregam pessoas que já foram hackers piratas um dia. Você pode estar pensando: mas não é arriscado contratar uma pessoa que não segue as regras? Bem, às vezes, é preciso pensar fora da caixa para encontrar soluções realmente revolucionárias e que impactem o mercado. Porém, quando falamos de Growth Hacking, não estamos falando de pirataria e, muito menos, de descumprir as leis e de ter comportamentos eticamente duvidosos.Simplesmente, estamos afirmando que há determinados protocolos e burocracias que não fazem nenhum sentido para as empresas que querem um crescimento rápido. Além disso, para despontar no mercado mais aceleradamente, vamos precisar de uma dose extra de criatividade e de pensamento disruptivo.

    O Growth Hacker

    Um Growth Hacker é um hacker cujo objetivo é aumentar o número de usuários para um produto específico. Embora muitas pessoas considerem o crescimento de usuários como uma função de marketing, essa ideia pressupõe que exista apenas uma maneira de obter usuários — ou seja, marketing. Mas isso não é verdade. Na verdade, mais e mais nos últimos anos, vimos novos produtos crescerem de zero a milhões de usuários com pouco ou nenhum marketing.Há muitas outras decisões que afetam o crescimento de usuários. Por exemplo, a criação de recursos de produtos virais é o mais óbvio, mas há muitos outros. Como resultado, não faz sentido colocar hackeamento do crescimento dentro de um departamento particular, como marketing ou engenharia. Em vez disso, devemos vê-lo como uma tarefa multifuncional e interdepartamental.A ideia é que, para cada decisão que uma empresa faça, um growth hacker deve perguntar: "Qual será o impacto no crescimento?"Por exemplo, quando o Facebook ainda estava em seus estágios iniciais, eles criaram uma equipe de crescimento multifuncional liderada por um growth hacker que comandou muitos departamentos — incluindo Marketing, BizDev, Produto, Finanças e, até mesmo, os recursos humanos.Entre muitos outros projetos, a equipe foi responsável por tornar o Facebook disponível em todos os idiomas por meio do crowdsourcing, implementando um sistema robusto para importar contatos de e-mail e, até mesmo, criar um "Facebook Lite" que acabou por ser desativado na épocas — mas que retornou recentemente para satisfazer a demanda de usuários de smartphones mais básicos.

    O Growth Hacking

    Agora que já falamos muito da figura do growth hacker — que é central nessa estratégia —, vamos conceituar as próprias ações de growth hacking. O hacking de crescimento é um processo de experimentação rápida em canais de marketing e de desenvolvimento de produtos para identificar as formas mais eficientes de fazer um negócio crescer. Mas muito além disso, como dissemos a seguir, é ir além do marketing tradicional e buscar ações em vários departamentos:
    • Recursos humanos: envolve também o treinamento das equipes para que ela pense além de protocolos e procedimentos. É o incentivo da criatividade como solução de problemas;
    • Finanças: é pensar também fora das tradicionais formas de financiamento, que envolvem sempre um agente bancário cheio de burocracias e que não deseja arriscar. É ter uma ideia nova e saber buscar investidores anjos, incubadoras e também o crowdfunding.
    Assim, o growth hacking é muito mais um novo mindset do que um conjunto de ferramentas. Refere-se, então, a um conjunto de experiências convencionais e não-convencionais que levam ao crescimento de uma empresa. Por isso, os growth hacker são também vendedores, engenheiros e gerentes de produtos que se concentram especificamente na construção e no envolvimento da base de usuários de uma empresa.Essa nova maneira de pensar geralmente se concentra em alternativas de baixo custo para o marketing tradicional, usando as mídias sociais (ou outras estratégias Inbound), o marketing viral ou a publicidade segmentada em vez de comprar publicidade nas mídias mais tradicionais, como rádio, jornal e televisão.Portanto, o growth hacking utiliza vários tipos de marketing e iterações de produtos — testando rapidamente protótipos persuasivas, marketing de e-mail, SEO e estratégias virais, entre outros — com o objetivo de aumentar a taxa de conversão e alcançar o rápido crescimento da base de usuários.Ele também pode envolver gerenciamento de comunidades online e a divulgação de redes sociais altamente personalizada para novos canais a fim de melhorar as métricas de desempenho, como a aquisição de clientes e venda de produtos. Então, é simplesmente o uso de todos os recursos possíveis para aumentar com sustentabilidade o número de usuários e de clientes de uma empresa, como a otimização de mecanismos de busca, a análise de sites, o marketing de conteúdo e os testes A / B.

    Como fazer Growth Hacking?

    Tenha um objetivo claramente definido

    É preciso saber qual é a grande meta da sua empresa — a missão que justifica sua existência. No Growth Hacking, é fácil perceber que as empresas com maior sucesso são aquelas que tem uma visão clara da intervenção que elas querem fazer no mundo. Não basta pensar nos lucros, é preciso ter paixão pelo que faz.Assim, ter um objetivo único e claro permite quebrar as coisas em pequenos objetivos micrometas alcançáveis ​​como:
    • Quantos clientes devem ser atraídos por semana?
    • Quantos e-mails é preciso enviar?
    • Quantas reuniões são necessárias?
    • Se adicionarmos determinado recurso, quanto clientes a mais podemos adquirir?
    • Se nos integramos com o fornecedor x, como isso poderá ampliar o nosso mercado?
    • Se eu gastar x tempo em um conteúdo, como isso vai retornar para mim a longo prazo?
    • Como podemos obter mais usuários pagos anualmente?

    Construa um produto incrível

    Ter um ótimo produto que traz realmente uma nova solução para as pessoas pode ter um enorme impacto no seu crescimento. Faça algo que seus concorrentes ainda não fizeram! Essa é uma das principais estratégias do Growth Hacking. Tome a Apple como exemplo: seus produtos sempre se sobressaem mesmo quando o hardware é inferior ao dos concorrentes.Além do branding invencível, algo de diferente a Apple tem: a atenção ao design. Isso faz com que seus clientes continuem fiéis mesmo quando os concorrentes lançam produtos mais robustos. Além disso, a ênfase na inovação é essencial! A Apple foi a primeira a lançar um tablet realmente funcional, o iPad. Com o tempo, ela dominou o mercado e um tablet praticamente se tornou sinônimo de um iPad.Por isso, no Growth Hacking, é muito melhor passar um bom tempo pensando e criando um produto inovador do que lançar um produto que não impacta no mercado. A realidade é que quanto melhor for o seu produto, mais você poderá alinhar todas as suas funções comerciais para impulsionar o crescimento: vendas, marketing, design de produtos e visão estratégica.Se o seu produto estiver na categoria "não tão bom", então você acabará tendo de investir muito em marketing para compensar o fato de seu produto não ser tão bom — o que é possível, mas muito mais difícil.

    Concentre-se na criação de listas de e-mail

    Você só realmente percebe o poder de uma boa lista de e-mail quando você possui uma à sua disposição. O e-mail ainda é provavelmente a melhor comunicação individual que uma empresa pode usar. Pode ser usado para:
    • Comunicar-se pessoalmente com seus clientes
    • Permitir que seus clientes recebam (opcionalmente) várias notificações sobre o seu produto
    • Convidar potenciais clientes a testarem o beta de seu produto
    • Enviar lembretes ou atualizações regulares de produtos
    • Enviar ofertas especiais para seus assinantes
    • Deixar os clientes sabendo sobre eventos
    • Destacar os lançamentos de produtos
    • Manter os clientes envolvidos com cursos ou outros conteúdos úteis
    • Transmitir as vendas a partir do posicionamento do produto inteligente
    • Alcançar o seu grande público muito rapidamente, aumentando assim a virilidade de um lançamento.

    Surpreenda-se com o estudo de casos

    Os estudos de caso são essenciais para o crescimento do seu negócio. Além de fornecer os dados completos a respeito da sua empresa, os cases podem ser fornecidos a seus clientes como uma estratégia de Inbound Marketing, mas ainda há outros benefícios, como:
    • Estudos de caso conferem credibilidade no mercado
    • Eles mostram aos clientes potenciais como os outros estão usando seu produto com sucesso
    • Eles podem ajudá-lo a vender certos recursos do seu produto para os quais você deseja chamar a atenção
    • Eles são ótimos materiais para representantes de vendas, que podem mostrar resultados tangíveis
    • Eles podem ajudá-lo a entrar em novos mercados muito mais facilmente, abrindo oportunidades de vendas
    • Eles podem atuar como tutoriais para ajudar os clientes existentes a obter mais informações do seu produto.

    Quais as tendências da prática?

    O Growth Hacking é um processo linear para o qual existe um funil de crescimento, que tem a capacidade de construir marcas rapidamente e ajudar a sua empresa. Esse funil é uma maneira pela qual uma empresa pode ganhar clientes. É um processo de cinco estágios em que o negócio transforma o primeiro ponto de contato com o cliente em receita.O processo é comumente chamado de AARRR. Um acrônimo para Aquisição, Ativação, Retenção, Referência e Receita. O processo se concentra em cada etapa necessária para um negócio em crescimento. Como todas as coisas no entanto, o crescimento é relativo. Por exemplo, uma empresa pode usar cada etapa no dia a dia, enquanto outra pode usar etapas mensalmente e assim por diante.Felizmente, esse quadro é um modelo de crescimento simples, fácil de entender e implementar. Usando os cinco estágios do AARRR, uma empresa pode resolver problemas, prevenir problemas e se tornar competitiva dentro do mercado. Aqui, delineamos o funil de crescimento em termos simples:

    Aquisição

    Quando se trata de aquisição, o mais importante é manter o cliente envolvido. Claro, seria ótimo ter um grande número de pessoas em seu site. No entanto, se nenhum deles estiver envolvido (em seu site por mais 20 segundos, por exemplo), algo está errado. Às vezes, um pequeno volume de tráfego direcionado é melhor, pois eles podem potencialmente ser os mais lucrativos para começar.Uma vez que seu negócio é lançado, você deve verificar regularmente os níveis de engajamento. Como já dissemos, se um cliente estiver no site por mais de 20 segundos, provavelmente eles já estão envolvidos. Um estágio avançado de aquisição é adquirir os visitantes em suas atualizações de conteúdo regulares.

    Ativação

    A segunda etapa do funil de crescimento é a ativação, na qual as pessoas realmente usam seu produto. A coleta de assinantes e inscrições no seu site de marcas é apenas a primeira etapa. Transformar essas pessoas em clientes que realmente usam seu produto é o verdadeiro processo de ativação.Para que esses clientes vistam sua camisa, envie um email aos clientes, lembrando-os do seu produto e da sua oferta. Torne-os atraente para eles para tentar fazer o cliente voltar e usar seu produto. O processo de ativação envolve o processamento dos clientes adquiridos na etapa anterior para que possam então entender o valor de seus produtos. Eles investem tempo em seu produto, examinando seu valor e compreendem como eles podem usá-lo em suas vidas. Eles então atribuem seu valor percebido a ele. O que eles decidirão se vale a pena se separar com seu dinheiro para isso.

    Retenção

    Você já fez com que os clientes realmente usassem seu produto, agora você quer fazê-los continuar usando. Procure transformá-los em clientes regulares. Só porque eles experimentaram algumas vezes não significa que eles querem comprar.Mais uma vez, lembre-se de que a retenção é relativa ao seu produto: alguns produtos só podem ser usados ​​em uma base mensal, enquanto outros são mais regulares. Como alguns produtos são utilizados diariamente e outros menos, assegure-se de ter programas em vigor que lhe permitam obter uma métrica para esse tipo de cliente. Avaliar com precisão a situação por meio de dados é vital para o aumento da compreensão dos seus produtos na vida dos clientes.Se a retenção de clientes é difícil, tente manter sempre o contato. Continue a mostrar o valor do produto e simplesmente deixe-os saber que você ainda existe. A estratégia de e-mail ensinada no tópico anterior é uma excelente saída para isso.

    Referência

    As pessoas faarem sobre seu produto com seus pares é ótimo para um negócio. As referências permitem a condução do crescimento orgânico. Ter um cliente ser um embaixador ou advogado é uma ferramenta forte. Quando eles falam com seus amigos, familiares ou colegas sobre o seu produto, eles provavelmente vão ouvir.Se você pode gerar crescimento orgânico, você tem potencial para hackear o crescimento. Algumas empresas podem te apoiar nesse passo inserindo e divulgando seus produtos nas próprias plataformas. As ações são simples como "convidar um colega" ou implementar um botão "compartilhar" para contas de mídia social do cliente.

    Receita

    A fase final do funil de crescimento é a receita — quando as pessoas estão ativamente usando seu produto, entendendo seu valor e pagando por isso. Nessa etapa, essencialmente, você está contando a quantidade de clientes que estão comprando seu produto.Esse estágio é uma parte crucial do processo e pode ajudá-lo a evitar o uso de métricas inúteis de vaidade. Métricas, como visitantes da página, não possuem valor real. Em vez disso, agora você consegue ver como as etapas anteriores estão se traduzindo em resultados.

    Posso usar nos meus aplicativos?

    O ambiente dos aplicativos certamente é um dos mais fecundos para as estratégias de growth hacking. Por quê? Simplesmente porque os aparelhos móveis são a plataforma ideal para aplicar todas as dicas anteriores! Aqui estão algumas das aplicações mais importantes do growth hacking na área de aplicativos para dispositivos móveis:

    Notificações push

    Essas são uma das principais estratégias de marketing mobile. Essas notificações lembram o usuário que ele tem o aplicativo e ainda podem ser uma forma de interagir com o cliente com a inserção de Call-to-actions.Nelas, você pode inserir propagandas, promoções, divulgações de cupons e, até mesmo, simples lembretes que seus produtos existem. Com isso, quando seu app estiver com poucos acessos e baixo poder de conversão em compras, você pode enviar mais notificações até recuperar os níveis de acesso que deseja.

    Deep links

    Os Deep Links de aplicativos móveis redirecionam o usuário para um conteúdo dentro do aplicativo. Assim, se você quiser compartilhar um par de sapatos com um amigo, você pode enviar um deep link que o que traz diretamente para os sapatos que você estava olhando no aplicativo. Sem um link profundo, seu amigo teria que encontrar o aplicativo da loja na App Store ou Play Store, abrir o aplicativo na página inicial, localizar a função de pesquisa e tentar encontrar o mesmo par de sapatos que você estava olhando.

    ASO

    A Otimização da App Store — também conhecida como ASO — é o processo de otimização e aumento da descoberta e classificação do aplicativo na loja de aplicativos. Com o mundo da tecnologia móvel evoluindo rápido como sempre, os comerciantes de aplicativos investir em tudo: aumentar a descoberta de aplicativos, downloads, taxas de conversão, avaliações positivas e muito mais.Como você deve ter percebido, o Growth Hacking proporciona um novo universo em se tratando de crescimento do número de clientes e usuários. Afinal, é uma metodologia revolucionária que usa o melhor de cada área do mundo dos negócios: a ideia de funil de vendas do marketing de conteúdo, a otimização de mecanismos de busca do SEO, o conceito de lançamentos virais do desenvolvimento de produtos etc. Com isso, é possível levar seu aplicativo a patamares antes inimagináveis com simples atitudes.Quer continuar recebendo as melhores dicas para arrasar no lançamento do seu aplicativo e criar uma estratégia mobile de sucesso? Então, não deixe de assinar nossa newsletter! Estamos sempre alimentando o nosso blog com os melhores conteúdos na área de desenvolvimento mobile e tecnologia.

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