Comentários

    Idéias

    A tecnologia é capaz de transformar os negócios e a sociedade e aqui nós compartilhamos como a Alphacode tem trabalhado junto com seus parceiros e clientes nessa transformação.

    Quando usar Split de Pagamento?

    agosto 6, 2021
    O split de pagamento é uma funcionalidade muito recomendada para sistemas e aplicativos de market-place, além de seguro ele ajuda na gestão financeira do negócio, vamos conhecer um pouco mais dessa modalidade. Em uma transação de marketplace nós temos 3 partes, por exemplo, em um caso como o Uber, você tem o motorista o passageiro e a plataforma. E quando você faz uma corrida o dinheiro que sai do seu cartão de crédito precisa ser dividido entre o motorista e a plataforma, essa divisão dos valores recebe o nome de Split de Pagamento? Ou seja, apesar de você cliente visualizar um único pagamento, essa transação é dividida automaticamente pelo gateway de pagamentos. Eu vou listar pra você, 3 vantagens de utilizar Split de pagamento no seu marketplace. 1 – Facilidade de gestão, você não precisa controlar solicitações de repasse. 2 – Vantagem fiscal, como você é apenas um intermediador você vai emitir nota fiscal apenas sob a sua comissão e evita assim a bitributação. 3 – Adequação ao banco central, existe uma circular do Banco Central que orienta aos market-placas que realizem esse tipo de divisão para as vendas realizadas  Então, se o seu objetivo é descomplicar a gestão do seu marketplace ou aplicativo o Split de pagamentos é uma opção interessante pra você. Hoje a grande maioria das empresas de pagamento já tem esse tipo de integração mas é muito importante você verificar as ferramentas de gestão que a empresa de pagamentos vai disponibilizar para você e para os seus vendedores, eu já vi casos onde a empresa de pagamentos simplesmente não tinha um painel de controle o que praticamente inviabilizava uma gestão adequada. Por isso é importante você contar com o auxílio de um especialista no momento de escolher o seu parceiro de pagamentos. Curtiu o conteúdo? Então se inscreve na nossa newsletter aqui no rodapé do site pra sempre receber novidades sobre tecnologia mobile.  

    O que é chargeback?

    junho 14, 2021
    Infelizmente não é incomum empreendedores digitais de primeira viagem não saberem o que é um Chargeback, e para você esta ciente dessa pedra no caminho do empreendedor digital eu fiz o vídeo de hoje. Existem dois tipos de Chargeback, o desacordo comercial, que é o mais simples e até incomum que é aquele onde o cliente fica insatisfeito com o produto ou serviço comprado e pede ao cartão de crédito o reembolso do seu pagamento, você precisa saber que o cartão sempre vai priorizar o cliente e o reembolso é quase certo. Mas esse caso, é tranquilo e basta você ter a devida preocupação com a qualidade do seu produto ou serviço, mas o caso mais complexo e que dá dor de cabeça para o empreendedor digital é o Chargeback causado por supostas fraudes. Nesse caso o proprietário do cartão reporta para a operadora que o cartão dele foi utilizado de maneira indevida e solicita o reembolso.  De maneira geral a operadora de cartão não pensa duas em reembolsar o valor ao cliente e debitar da sua conta os valores do Pagamento. Eu infelizmente já tive casos de clientes que perderam um bom dinheiro com Chargeback e que realmente nem conheciam essa característica dos pagamentos online, então pra você não passar por essa é bom entender do assunto antes. Mas como evitar o Chargeback? Bom você precisa de uma solução de análise de risco! Mas isso é assunto pra outro post que sai amanhã! E você já sabia o que era o chargeback? Deixe ai nos comentários.

    Estratégia Mobile para Restaurantes

    abril 18, 2021
    Confira os primeiros passos que você precisa se atentar ao criar uma estratégia mobile para restaurantes Este segmento pode tirar muito proveito de uma estratégia mobile para restaurantes, seja no atendimento presencial ou via delivery.  Para tentar ajudar você empresário do segmento, listei algumas ações que você deveria tomar para ter uma Estratégia Mobile para Restaurantes de sucesso que melhore a percepção de marca, a experiência do consumidor e aumente as vendas. Construção de marca Site O cliente, precisa poder consultar localização, horário de funcionamento e cardápio de maneira simples, teste o site primeiro no mobile e garanta que ele seja responsivo e se adeque corretamente ao aparelho do usuário se você quer saber mais sobre esse tema leia aqui. Instagram Comunicação constante, conteúdo bem produzido, sobre os pratos, processo de preparo e qualidade de ingredientes melhoram a percepção do cliente. Experiência  Agendamento e Reservas Permita que seu cliente faça o agendamento de reservas pelo site e pelo Whatsapp sem precisar falar com ninguem. Avaliações Acompanhe as avaliações do seu restaurante em APPS como o Foursquare e responda de maneira cordial todas as criticas, buscando melhorar. Aumentar as Vendas Delivery Permita que seu cliente faça pedidos através do seu APP próprio integrado a um CRM e garanta que a entrega aconteça no menor tempo possível e que você mantenha uma régua de comunicação ativa com seus clientes. Fidelidade e Cashback Crie programas de incentivo para os clientes frequentes do seu negócio isso aumenta a recorrência das visitas e o seu faturamento além de reduzir a necessidade de promoções, para saber mais sobre CASHBACK, leia esse artigo. Esses seis elementos podem levar os resultados do seu restaurante ou lanchonete para outro nível e aumentar consideravelmente os resultados do seu negócio em pouco tempo. E aí vamos tirar esse projeto do papel este ano?

    O que fazer para a Apple aprovar o seu aplicativo?

    abril 13, 2021
    Se você seguir as regras da turma de Cupertino você economiza tempo e dinheiro. Muitos APPs passam semanas quando não meses tentando passar pelo processo de análise e aprovar o seu aplicativo junto a Apple e finalmente chegar aos aparelhos dos usuários, depois de passar por esse processo quase 200 vezes, eu falei com a equipe da Alphacode e separei algumas dicas matadoras pra você não ser reprovado no processo. In App Purchases  O motivo número 1 para a Apple não aprovar o seu aplicativo é você tentar vender um produto digital sem utilizar o sistema de pagamentos da própria empresa. Sim, isso não é opcional, a Apple exige que todo APP que faça a venda de serviços digitais ofereçam também como forma de pagamento o sistema nativo do sistema. Já considere isso no seu planejamento mobile e evite esse motivo de reprovação. Sign By Apple Aqui é uma regra muito parecida, se você oferecer no seu aplicativo o famoso “Login com Facebook”, você também precisa oferecer o “Sign By Apple” ou logar com a conta APPLE, e novamente isso não é uma opção é uma exigência. Então se tem Facebook, tem que ter APPLE.  Conteúdo de testes Esse é uma vacilo que muitas vezes o desenvolvedor comete, ao submeter para análise o aplicativo que esta em desenvolvimento ainda possui alguns conteúdos de Teste ou textos de marcação do tipo “Lorem Ipsum” Nesse caso a regra de ouro é, o aplicativo submetido para análise precisa ter apenas conteúdo final e não conteúdo de marcação. Navegação como convidado  Essa regra vale para e-commerce e delivery, muitas vezes o APP opta em fechar o conteúdo apenas para usuários logados ou cadastrados, essa é uma prática não aceita pela Apple e o aplicativo deve permitir que o usuários realize a navegação no seu APP antes de fazer o login ou o cadastro. Essa é uma pratica que visa proteger a privacidade dos usuários, permitindo que ele analise o app antes de escolher criar ou não uma conta. Essas são os principais motivos de reprovação de Apps no processo de análise da APPLE não cometa esses erros e evite perder tempo no seu processo! Gostou desse conteúdo? Compartilhe ou comente!

    Aplicativo ou Site? O que vende mais?

    abril 11, 2021
    Aplicativo ou Site? Quer saber onde investir para ter mais resultado nas suas vendas? Vamos aos dados. Essa é uma pergunta recorrente que recebo de clientes e interessados em entrar no segmento mobile quando começamos a discutir a estratégia mobile da empresa, mas afinal por que fazer um Aplicativo se eu já tenho um site? A lista de motivos é extensa mais eu trazer aqui alguns deles com dados que explicam o por que quando a discussão é site x app por que o Aplicativo sai na frente. Um estudo de 2019 da e-marketer trouxe a informação que o usuário médio do mercado americano passa cerca de 10x mais tempo utilizando aplicativos do que site mobile confira no gráfico:   Fonte: https://blog.branch.io/the-2018-mobile-app-store-download-statistics-report/ E o mais interessante é entender que esse comportamento dispare vem aumentando a cada ano, o que claramente tem relação com a melhor experiência obtida na utilização de aplicativos em hardwares cada vez melhores. Esse comportamento tem muito sentido tendo em vista que aplicativos são em média até 150% mais rápidos do que sites com as mesmas funcionalidades e isso é possivel por que como os APP são softwares locais eles tem a capacidade de criar e armazenar bancos de dados locais sem depender da conexão de internet do usuários. APPs também tem se tornado o lugar preferido dos clientes para participar de programas de fidelidade e relacionamento com as marcas, isso pode ser visto no novo programa de fidelidade do Habib’s ou no tradicional programa do Starbucks ambos baseados na utilização dos APPs das marcas. E respondendo a pergunta inicial, afinal o que vende mais um App ou um site? A realidade é que depende do tipo de venda que você realiza, APPs vão ter um desempenho melhor para empresas que buscam uma venda constante e que tendem a criar um relacionamento com o consumidor. Ja os sites mobile são mais efetivos para produtos de venda única, como por exemplo um serviço de cidadania estrangeira, ou a venda de uma piscina artigos em que a recorrência não é comum. Então a conclusão é: se você busca fidelidade do consumidor vá de APP!

    Masa lança aplicativo para Aluguel Direto de imóveis

    abril 4, 2021
    A forma mais simples de você conhecer todos os imóveis que a Masa dispobiliza no projeto Aluguel Direto. Atender o setor da construção civil é sempre um desafio que a equipe da Alphacode encara com muita disposição e energia, e não foi diferente dessa vez na criação do projeto Aluguel Direto Masa, aplicativo exclusivo para clientes da construtora.  Situada em Alphaville a construtora Masa tem mais de 40 anos de mercado e um extenso portfólio de imóveis em diversas regiões, e inovou com o programa Aluguel Direto onde a empresa realiza a locação diretamente a locatários pessoas físicas e jurídicas. O App idealizado após a consultoria de estratégia mobile realizada por nossa equipe busca atender o cliente em diversas necessidades como a busca de imóveis que pode ser realizada através do exclusivo sistema de filtragem ou por geolocalização com base na proximidade do cliente. Destaques do APP Um ponto de destaque do projeto é a possibilidade de agendamento existente no APP, com ela o cliente pode de maneira autônoma realizar o agendamento da visita ao imóvel de sua preferencia em poucos cliques diretamente no APP. Além disso pelo próprio aplicativo de maneira simples e prática o cliente que utilizar o APP pode iniciar o processo de negociação e ser notificado sempre que for contactado pela empresa ou tiver andamento em seu processo através de notificações push. O aplicativo que conta também com uma plataforma Cloud exclusiva foi desenvolvido em tecnologia híbrida e já conta com centenas de usuários e atendimentos realizados e pode ser baixada gratuitamente na Apple Store e na Google Play. Conheça mais sobre esse e outros projetos da Alphacode visitando a área de cases do nosso site, e não perca tempo inicie hoje mesmo a estratégia mobile da sua empresa agendando um horário com nossos especialistas e saiba como os aplicativos podem transformar sua empresa.

    O que eu preciso para ter um APP? 4 Passos

    abril 4, 2021
    Ter um app é mais fácil do que você imagina, confira no artigo o que você precisa para ter o seu APP no celular dos seus clientes. Essa é uma das perguntas que eu mais respondo todas as semanas: “O que eu preciso para ter um APP?” e muitas pessoas pensam que ter um app é um processo extremamente complicado ou extremamente simples, em ambos os casos é uma visão errada, vamos ao passo a passo. 1 – Defina o escopo O primeiro passo para ter um aplicativo nas lojas de APPs Google Play e App Store é você definir um escopo claro sobre o que o aplicativo vai resolver para o usuário. Defina as funcionalidades, o modelo de negócio, quais sistemas você vai utilizar para administrar seus usuários e como você vai dar suporte a eles. 2 – Contrate o desenvolvedor Você vai precisar de um time especializado para desenvolver o seu aplicativo, esse time pode ser interno, externo ou uma empresa especializada no segmento. Defina junto ao desenvolvedor quais serão as tecnologias utilizadas, você pode trabalhar inclusive com tecnologias híbridas para conseguir uma melhor relação custo benefício  no seu projeto.  3 – Crie a sua conta de desenvolvedor Para publicar o seu APP você precisa de uma conta de desenvolvedor tanto no Google quanto na Apple, os custos variam de USD 25 a USD 99 anuais em cada loja, e o processo pode ser feito tanto como empresa (você precisa de um CNPJ e um DUNS Number) ou de maneira individual. 4 – Publique seu APP Agora que você já tem a sua conta ativa e o seu APP esta desenvolvido chegou a hora da publicação, você deve definir se seu APP é gratuito ou pago e os países que você pretende disponibilizar o APP. O seu desenvolvedor de confiança pode cuidar disso pra você de maneira simples, publicado em 48 horas o seu APP estava disponível para download no celular dos usuários. Precisa de ajuda? Fale com a equipe da Alphacode!

    Logística reversa, como a Postalgow vem revolucionando esse segmento no Brasil

    abril 2, 2021
    Com o desenvolvimento de um sistema de logística exclusivo o time da Alphacode criou a solução que a Postalgow precisava para atender todo o Brasil com agilidade, velocidade e segurança. Em 2020 quando iniciamos o desenvolvimento do sistema de gestão de ordens de serviço e logística reversa customizado para a Postalgow, uma das maiores empresas de logística reversa do país, não tínhamos a noção da dimensão que essa aplicação iria tomar. Utilizamos o modelo de desenvolvimento “from scratch” ou seja do zero, com uma consultoria de usabilidade exclusiva para o segmento de logística planejamos cada um dos fluxos, telas, integrações e dinâmicas de um sistema logístico que hoje interliga centenas de empresas de coleta e transporte em todo o país. Todos os dias a Postalgow realiza milhares de coletas em todo o pais e a administração da empresa tem acompanhamento em tempo real através de uma solução Cloud Based integrada ao APP mobile utilizado pelos coletores que estão em campo. Através do exclusivo sistema de funcionamento offline o aplicativo da Postalgow permite que os coletores trabalhem inclusive em áreas onde o sinal de celular é deficiente, isso permite uma operação logística muito mais confiável. A relação de parceria entre as equipes permite que hoje a Postalgow possa desfrutar de uma operação estável e confiável com a visibilidade de informações “just in time” para toda a cadeia envolvida. Acima você confere um “quick preview” do aplicativo desenvolvido exclusivamente para a operação logística dos coletores da empresa, o aplicativo desenvolvido em tecnologia híbrida Ionic traz total segurança para os dados manipulados pela empresa. Hoje a Postalgow conta com um exclusivo serviço de sustentação e consultoria de nossa equipe o que traz agilidade e segurança para a constante evolução da ferramenta que já prevê uma série de novidades planejadas para 2021 que prometem continuar mantendo o diferencial tecnológico da operação.

    Planejamento de projeto, o que separa o sucesso do fracasso.

    março 25, 2021
    Depois de desenvolver cerca de 270 projetos aqui na Alphacode nos últimos 6 anos conseguimos analisar e isolar os principais motivos que levam um projeto ao sucesso ou ao fracasso, e podemos falar com certeza o principal fator é planejamento. Muitos clientes na pressa de tirar um projeto do papel em prazo “recorde” negligenciam essa etapa que é a principal na criação de um projeto de sucesso, separei alguns aspectos que você deve levar em conta no seu projeto na fase de planejamento. Modelo de negócio Tenha claro qual é o seu modelo de negócio e aonde efetivamente você ganha dinheiro, um projeto pode possuir múltiplas formas de faturamento simultâneo como por exemplo o comissionamento por vendas e a taxa de antecipação. Porém, iniciar a programação do projeto sem definir em detalhes o modelo de negócio pode gerar uma série de retrabalhos e custos adicionais. Aqui também é importante fazer um estudo detalhado do parceiro de pagamentos ideal para o seu projeto. Escopo Atenção total! O escopo precisa ser corretamente definido pois isso vai permitir que o seu projeto seja corretamente dimensionado e estruturado, aqui vale se aprofundar em todas as discussões, quanto mais superficial você for mais surpresas negativas você vai ter durante o processo. Detalhe ao máximo a experiência do seu futuro usuário, isso vai permitir que a equipe de projeto analise possíveis gaps e planeje todas as funcionalidades corretamente sem surpresas. Onboarding de usuários Faça um planejamento para a entrada de usuários na sua aplicação, como ele ontem uma conta? Essa conta precisa ser aprovada? Se sim a equipe de moderação esta corretamente dimensionada, treinada e possui as ferramentas necessárias? A primeira impressão é a que fica, e o custo de aquisição de usuários tende a se tornar cada vez mais alto para que você perca usuários na primeira curva. Suporte Cliente cadastrado! Problemas acontecem, e aqui você precisa ter uma equipe preparada para atender os seus usuários. Rotas de fuga precisam ser corretamente planejadas para situações que venham a ocorrer, não existem aplicação infalível, o que existe é um bom planejamento de suporte. Plano de divulgação Parece obvio, mas muitos empreendedores esquecem de planejar a divulgação do projeto, por exemplo se você precisa de motoristas e passageiros seu plano de divulgação deve ser faseado, regionalizado e mais do que nunca planejado. Esses são alguns pontos de atenção muito importantes para o sucesso do seu projeto, não são os únicos mas com certeza se você se atentar a eles as chances de sucesso aumentam demais.

    5 dicas para implementar no seu negócio de delivery

    março 24, 2021
    Se tem uma coisa que entendemos aqui na Alphacode é de Delivery, depois de desenvolver quase uma dezena de projetos na área dentre eles cases de grande sucesso como Habibs e Cabana Burger conseguimos identificar o que você deve ter como foco para ter sucesso na área. Agilidade Sim, você está em uma corrida, o alimento precisa chegar ao seu cliente fresco, com o melhor aspecto possível e no menor tempo, por isso atenção redobrada a sua cadeia logística pois todo minuto conta. Atendimento As vezes as coisas não saem como esperado, e é aqui que você vai fidelizar o seu cliente justamente na forma como você resolve os problemas, o cliente errou o endereço de entrega? Precisa adicionar mais uma bebida? Tenha soluções para isso. Personalização Os clientes não são todos iguais, portanto invista nas possibilidades de customização do pedido, seja criando combos configuráveis seja permitindo adicionar novos ingredientes a um lanche. Mantenha contato O Habib’s esta fazendo isso de forma magistral com o programa de fidelidade e o SAC 2.0 você precisa manter contato constante com o seu cliente durante todos os momentos. Embalagem A primeira impressão é a que fica, então envie Ketchup! Envie guardanapo, essa pequena economia pode irritar bastante o seu cliente e fazer você perder futuras vendas! Siga essas dicas e tenha sucesso com o seu delivery em 2021, e se você precisar de ajuda fale com a equipe da Alphacode!

    Novo programa de fidelidade do Habib’s é o grande lançamento do primeiro semestre de 21

    março 24, 2021
    Depois de alguns meses de muito trabalho aqui na Alphacode foi lançado no mês de fevereiro o novo programa de fidelidade da rede Habib’s, com o nome Habibers a chegada do programa de fidelidade marcou também a chegada do novo App da rede. O Aplicativo ja é considerado um SuperApp pois além do tradicional Delivery o usuário pode receber na própria loja, pedir para retirar no Drive Thru, receber em vagas exclusivas em centenas de lojas além de ter acesso a cupons para uso no APP ou nas lojas. O paradigma do Omnichannel foi completamente alcançado nessa nova versão do APP que trabalha de maneira integrada a todos os canais da empresa e o lançamento do programa de fidelidade já pode ser considerado um sucesso. Foram centenas de milhares de downloads só no primeiro fim de semana o que já coloca o Habibers entre os maiores programas de fidelidade do segmento food do Brasil, e a meta é de mais de 10 milhões de adeptos só no primeiro semestre. Habib’s traz muitas vantagens para os usuários do APP Os clientes da rede contam com diversas vantagens além da possibilidade de ganhar pontos em todas as suas compras podendo resgatar produtos gratuitos a partir de 40 pontos, um grande diferencial do programa. O aplicativo que ja é um tradicional sucesso precisa ser atualizado na Google Play ou na App Store para que o cliente possa aproveitar essa e outras novidades, e a equipe da Alphacode e do Habib’s ainda tem muitas novidades para os clientes em 2021! Aguarde! Quer saber mais sobre soluções de delivery para sua empresa? Conheça o Alpha Delivery e atenda seus consumidores de forma ágil e rápida você vai ter um aplicativo completo de marca própria e vai poder atender seus clientes da mesma maneira que os líderes de mercado.

    5 ferramentas que não podem faltar no seu sistema de gestão

    março 21, 2021
    Um sistema de gestão de alto desempenho é peça fundamental no sucesso de qualquer empresa seja na prestação de serviços ou na venda de produtos, pensando nisso listei abaixo as principais áreas que você precisa se atentar. Gestão de Leads  Fazer uma correta gestão de Leads com classificação de qualidade, origem e potencial podem aumentar e muito a produtividade da sua equipe comercial. Uma boa ferramenta para gestão de Leads deve permitir que a equipe de qualificação insira todas as informações relevantes do contato com link direto para as redes sociais e botões rápidos de ação para envio de e-mails pré-definidos. É importante também saber quando foi a ultima interação do lead com a empresa afim de manter uma relação ativa e que tenha maiores possibilidades de geração de negócios. Automação comercial / Régua de comunicação  Ainda na área comercial uma boa ferramenta de gestão deve permitir que você ative uma régua de comunicação com os seus Leads de até 90 dias permitindo que seja feita a nutrição dessa base. Além do envio dos e-mails é importante que a ferramenta possua controles de abertura e leitura das mensagens, dessa forma sua equipe comercial consegue definir o melhor momento para contato com o Lead. Timesheet / Controle de custos  Tão importante quanto vender é acompanhar os custos da execução de serviços ou produção de produtos, e é nessa área que um sistema de gestão vai atuar como lentes de contato para o empreendedor. Uma correta visualização dos custos de produção de um projeto vão permitir que você posicione corretamente a régua de preços da sua empresa tornando a sua oferta mais competitiva perante os concorrentes. O correto uso de uma ferramenta de timesheet também permite que você identifique quem são os colaboradores mais produtivos da sua empresa. Gestão de tarefas Complementando o timesheet a gestão de tarefas é parte crucial de um sistema empresarial para empresas prestadoras de serviço.  Não importa se você utiliza uma metodologia ágil como Scrum ou algo mais tradicional como o PMP você ai precisa de uma ferramenta que permita:  – Escrever histórias de usuários   – Definir listas de tarefas   – Priorizar atividades  – Acompanhar o burndown das atividades  – Analisar o cronograma previsto. Gestão financeira Por fim, mas não menos importante o seu sistema de gestão empresarial deve possuir uma ferramenta completa para acompanhamento de contas a pagar e a receber. Nessa área são essenciais as integrações com ferramentas para emissão e baixa de boletos e cobranças via cartão de crédito. Também são importantes as integrações com ferramentas de emissão de nota fiscal e uma régua de comunicação financeira com os seus clientes. Essas são apenas algumas áreas que um sistema de gestão deve atender, aqui na Alphacode nós construimos sistemas de gestão personalizados de alto padrão para sua empresa, fale hoje mesmo com um especialista da nossa equipe! 
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