Comentários

    Descubra 7 dicas de empreendedorismo fundamentais!

    Deseja ter um empreendimento de sucesso? Confira neste artigo as 7 dicas fundamentais para atingir o seu objetivo.
    By Nathalia Pimentel

    A diferença entre um negócio que está começando e outro que já é bem-sucedido é representada, muitas vezes, por anos de experiência, muito trabalho e uma dose de risco. As atuais grandes companhias foram, em algum momento, empresas pequenas. Portanto, saiba que o seu negócio também pode crescer e se destacar no mercado, mas, para que isso aconteça, você deve seguir algumas dicas de empreendedorismo.

    Para tornar o empreendimento um verdadeiro sucesso, você deve ter a consciência de que suas atitudes influenciam bastante no rumo do negócio. Ser imprudente, não fazer gestão de pessoas ou deixar de conhecer os clientes são atitudes que podem colocar as suas ideias em um campo perigoso: o do fracasso. O empreendedor, primeiro, precisa ser um bom estrategista para obter o sucesso do próprio negócio.

    Continue a leitura e saiba mais sobre 7 dicas de empreendedorismo que são fundamentais.

    1. Tenha iniciativa e evite ficar apenas no campo das ideias

    Nós sabemos o quanto você deseja tornar o próprio negócio em sucesso, porém, precisamos alertar para o perigo que é ficar apenas no campo dos sonhos e ideias. Imaginar o futuro da empresa e pensar em novas soluções para os clientes são atitudes positivas e motivadoras. O problema surge quando você se limita a ficar somente nelas, sem ter a força necessária para colocá-las em prática.

    O sucesso do seu empreendimento depende muito do modo como você age. Por esse motivo, é fundamental que você tenha iniciativa para colocar em prática todas as ideias que são criadas e processadas na sua mente. Sempre que possível, anote-as. Use uma parte do seu tempo para buscar meios que levem à realização delas. Pesquise bastante e veja como você pode transformar sonhos em realidade.

    2. Seja corajoso e aprenda a calcular os riscos existentes

    O empreendedor costuma ser muito corajoso, pois somente alguém com essa capacidade consegue erguer um novo negócio em um país tão burocrático quanto o nosso. A coragem é uma das principais características que devem ser valorizadas no perfil empreendedor, porém, existe a necessidade de aprender a calcular os riscos existentes em cada uma das decisões que são tomadas.

    A coragem serve para enfrentar os riscos, mas isso não significa que você precisa encarar todos eles e tomar atitudes imprudentes. O cálculo de riscos envolvidos no empreendimento serve para atenuá-los. Diante da minimização dos riscos, você consegue obter mais chances de acerto nas escolhas, aumentando, ainda, a probabilidade de os projetos serem cada vez mais bem-sucedidos.

    3. Desenvolva a sua inteligência emocional

    Como empreendedor, você precisa saber como lidar com pessoas e emoções. Entender os nossos sentimentos e os dos outros é fundamental para ter sucesso na vida pessoal e profissional. Em relação ao seu empreendimento, você não precisa se limitar somente aos conhecimentos técnicos, pois nenhum empreendedor sobrevive somente com isso. Administrar uma equipe requer inteligência emocional.

    Até mesmo os clientes do seu empreendimento requerem habilidades que estão além da expertise científica, como o entendimento do cenário e do relacionamento. Note que, no fundo, tratam-se de habilidades não cognitivas. Apesar disso, a inteligência emocional pode ser praticada e cultivada. Comece pelo autoconhecimento, descobrindo quais são os seus limites, potenciais e pontos fortes e fracos.

    4. Aprenda a gerenciar bem todos os seus recursos

    O seu empreendimento é composto por diversas variáveis, entre elas, os recursos. Há quem diga que “dinheiro não é tudo”, mas, no mundo dos negócios, nós sabemos que os recursos financeiros se fazem presentes constantemente. Sem dinheiro, torna-se impossível comprar matéria-prima, pagar os funcionários e estar em dia com os impostos, ou seja, existe a necessidade de saber gerenciar bem os recursos.

    Esteja atento ao controle financeiro do negócio. Observe atentamente quais são os processos que demandam gastos financeiros. Não deixe de contabilizar o menor dos gastos, pois, no futuro, esse valor somado a outros tende a se revelar como grande e prejudicial à saúde financeira do empreendimento. O controle financeiro também é fundamental para que a empresa sobreviva em épocas de baixa demanda ou crise.

    5. Faça uma excelente gestão de pessoas

    A força de qualquer empresa está no capital intelectual que ela tem, ou seja, nos funcionários. Por mais que seja importante colocar as mãos na massa e participar ativamente de todos os processos, você precisa aprender a delegar tarefas. Lembre-se de que, ao contratar sua equipe, você exigiu uma série de conhecimentos e experiências. Portanto, confie na capacidade das pessoas e dê a elas uma oportunidade.

    A gestão de pessoas é baseada em muitas práticas. Entre elas, destacamos o fator motivacional. Trabalhe arduamente para fazer com que os seus funcionários olhem para o empreendimento com a mesma paixão que você. Faça com que eles abracem suas ideias, por meio de uma liderança inspiradora. Trate-os do mesmo modo como gostaria de ser tratado e estabeleça, com eles, uma relação baseada na confiança.

    6. Saiba quem são os clientes do seu empreendimento

    O sucesso de um empreendimento também reflete o quanto ele conhece os próprios clientes. Para que você entenda isso, coloque-se no lugar de um consumidor. Você, com certeza, compra produtos e contrata serviços de empresas nas quais acredita, ou porque o que foi oferecido atende suas expectativas e necessidades. Logo, se uma empresa oferece o que o público precisa ou quer, ela conhece bem os próprios clientes.

    Por esse motivo, é essencial para o crescimento do seu negócio saber quem são os seus clientes. Invista em mecanismos que identifiquem aspectos, como o comportamento, as preferências, as atitudes e os dados demográficos. Invista em produtos e serviços que atendam às necessidades dos consumidores, bem como atinjam ou superem as expectativas deles.

    7. Invista em tecnologia para fazer o negócio crescer

    A tecnologia é uma das maiores aliadas do empreendedor. Por meio das soluções que ela oferece, torna-se possível estruturar bem o negócio. Por isso, ofereça aos seus clientes uma experiência de compra única. Adote uma estratégia multicanal, oferecendo uma maior presença on-line do seu negócio (site, aplicativo móvel e loja virtual).

    Transforme, também, o modo como os processos são feitos dentro do seu empreendimento. Automatize aqueles que oferecem essa possibilidade. Utilize a mão de obra nas tarefas mais importantes, garantindo o sucesso delas. Por fim, adote um sistema de gestão que facilite o gerenciamento de clientes, produtos, tabelas de preço, orçamentos, fornecedores e estoque.

    As atitudes que nós apresentamos neste artigo são fundamentais para que você seja um empreendedor de sucesso. Lembre-se de que as grandes companhias, outrora, foram pequenas. O fato é que você não precisa seguir exatamente os passos delas para fazer o negócio crescer. Acelere a sua jornada com as dicas de empreendedorismo acima e alcance o sucesso mais rapidamente.

    Siga os nossos perfis nas redes sociais para ter acesso a outras dicas e informações: Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

    Categorias:
      Mercado  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     000
    Sobre

     Nathalia Pimentel

      (9 posts)