A pesquisa TIC Domicílios, que foi divulgada em setembro de 2017, revelou que 54% dos lares brasileiros e 61% da população com mais de 10 anos já possuem internet móvel. Ela também mostrou que 43% dos usuários usavam apenas o celular para acessar a internet, enquanto 6% usavam somente o computador. Com base nesses números, que tal desenvolver aplicativo para esse público?
Destacamos que o telefone celular é um dispositivo muito importante na inclusão digital, mas o uso exclusivo para se conectar à internet cria um certo desafio para as empresas e organizações. Elas devem desenvolver habilidades, criar conteúdos e oferecer ferramentas que facilitem o contato com o público atual e potencial.
Você sabe por que deve desenvolver um aplicativo para a sua empresa? Continue a leitura deste post e descubra!
Esteja sempre perto do cliente
Já que os brasileiros estão cada vez mais conectados à internet pelos dispositivos móveis como os smartphones e tablets, você pode fazer com que a sua empresa esteja próxima deles por meio de um aplicativo.
Apesar das pessoas usarem muito o próprio tempo em redes sociais e navegadores, é fato que elas também consomem conteúdo e resolvem problemas por meio de aplicativos. A diferença entre o aplicativo e a versão mobile é que o app oferece mais possibilidades para o usuário e, consequentemente, a sua empresa.
A versão mobile está restrita ao que o aplicativo do navegador oferece. Quando você desenvolve o próprio app, consegue usufruir mais da liberdade que isso oferece. Sendo assim, como se trata de uma plataforma mais aberta, dá para customizar mais aquilo que você entrega para o cliente.
Além do design e da navegabilidade diferenciada, ele pode ser acessado mais rapidamente do que o site — que precisa, obrigatoriamente, que um endereço seja digitado. O aplicativo está ali, disponível em um ícone para que a pessoa apenas toque nele. Dependendo das funcionalidades, ele pode ser acessado on ou offline.
Ofereça novos estímulos e experiências
Os aplicativos para smartphones e tablets permitem que a empresa ofereça ao público novos estímulos e experiências — dá até para usar realidade virtual! Imagine que o cliente pode entrar na sua loja e, ao abrir o seu aplicativo, procurar descontos pelo estabelecimento em uma ocasião especial como a Black Friday, o Natal ou o Dia das Mães.
Ao desenvolver um aplicativo, você consegue aproveitar ao máximo os recursos que cada aparelho tem. Funções como câmera, NFC, bluetooth e GPS podem ser trabalhadas em conjunto com a finalidade de oferecer uma experiência única para os clientes dentro do seu estabelecimento. Até mesmo aquele cliente que se encontra distante consegue aproveitar os recursos que têm.
Trabalhe no contínuo desenvolvimento do aplicativo
Anualmente, a indústria de smartphones lança novos modelos no mercado. Eles chegam com tecnologias renovadas, inovadoras e algumas inéditas. Isso possibilita fazer com que o seu aplicativo permaneça em constante desenvolvimento, oferecendo ao público o que há de novo e, consequentemente, a melhor experiência de uso.
Nesse contexto, é importante destacar que a sua empresa precisa contar com uma equipe de desenvolvedores que permaneça atualizada. Isso pode ser feito por meio de contratação própria ou terceirização com uma agência especializada. O mais importante é manter o aplicativo atualizado e sempre funcionando corretamente.
Diferentemente da versão mobile, o aplicativo fica disponível na loja do sistema operacional. Lá, outros clientes conseguirão encontrar o seu app por meio do sistema de busca e dar o feedback necessário para a sua equipe de desenvolvedores. Os erros e acertos são reportados na avaliação do aplicativo.
Complemente a sua presença online
Estar online, no contexto da atualidade, significa existir. Por esse motivo, pessoas e empresas vêm constatando a necessidade de construir suas respectivas presenças na internet. Segundo uma pesquisa de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 100 milhões de brasileiros já acessam a internet.
As ações de marketing, nesse aspecto, são imprescindíveis. O fato é que você pode complementá-las por meio de um aplicativo — além do site e de perfis nas redes sociais. Sendo assim, esteja onde o seu público está! Quando você complementa a sua presença online, torna mais fácil e natural o contato entre a marca e as pessoas.
Receba informações importantes sobre o público
Você já ouviu falar de research on-the-fly? Trata-se de um valioso recurso que pode ser obtido por meio de aplicativos móveis inteligentes.
Entre as informações compartilhadas entre aplicativo e telefone estão:
- dados de localização;
- contatos;
- números de telefone;
- e-mail;
- amigos;
- seguidores nas redes sociais.
Essas informações, para qualquer empresa, têm um valor inestimável, pois facilitam a comunicação entre a organização e o público. Quando são usadas inteligentemente, podem dar pistas sobre as necessidades das pessoas e indicar quem são os potenciais clientes. Desse modo, é possível obter uma visão mais abrangente sobre o comportamento das pessoas que interagem com a sua marca.
Ter acesso a esse tipo de benefício é improvável apenas com uma versão mobile do seu site. Desenvolver aplicativo, portanto, é uma necessidade que a sua empresa precisa reconhecer. É desse modo que ela vai atingir os resultados planejados e expandir o seu crescimento para novos mercados.
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