Comentários

    Como usar a tecnologia para alavancar seus negócios

    Quer saber mais sobre a importância da tecnologia para negócios e como ela é uma aliada de peso? Acompanhe este texto que preparamos para você e saia na frente!
    By Rafael Franco
    Quer saber mais sobre a importância da tecnologia para negócios e como ela é uma aliada de peso? Acompanhe este texto que preparamos para você e saia na frente!

    Quer saber mais sobre a importância da tecnologia para negócios e como ela é uma aliada de peso? Acompanhe este texto que preparamos para você e saia na frente!

    O mercado está a cada dia mais competitivo, e novas ferramentas surgem para ajudar no crescimento do mundo dos negócios. Assim, a construção de uma marca precisa ser alavancada a partir das ferramentas disponíveis, sem perder a essência.

    Uma grande aliada nessa empreitada é a tecnologia para negócios, que ajuda as empresas a expandirem a área de atuação e serem encontradas, além de diversos outros benefícios, como gestão estratégica e administração eficiente.

    Como a tecnologia pode se tornar uma importante aliada para o crescimento da empresa

    Menor burocracia e maiores resultados

    Às vezes, um pequeno movimento do mouse ou algumas teclas podem resolver um problema que antes demandava horas.

    O tempo da papelada já passou, e empresas que não conseguem implementar um sistema de acesso rápido tendem a ficar para trás, pois o mercado exige essa eficiência. Um sistema de gestão integrada ajudará a encontrar arquivos importantes com apenas um comando.

    Otimização do tempo e do espaço

    Nessa mesma linha, a tecnologia se torna aliada porque tudo acontece mais rápido.

    Já não é mais necessário demandar espaços em gavetas e arquivos; basta contar com um programa eficiente de armazenamento das informações. Utilize o seu tempo nas tarefas essenciais para a produção.

    Correção de falhas

    Quanto antes as falhas forem detectadas, maiores serão as chances de correção.

    Uma empresa pode até falir por não conseguir estancar um gargalo que seria facilmente detectado num sistema de gestão eficiente.

    Descentralização dos processos

    Imagine que toda a liberação necessária por determinada supervisão ou gerência seja realizada pessoalmente. Além de desperdiçar tempo e produtividade, o processo se torna lento e dispendioso.

    Tudo isso pode ser corrigido com um sistema de gestão completo e descentralizado.

    Como implementar a tecnologia na gestão do negócio

    A utilização de aplicativos que facilitem as tarefas corriqueiras, aumentem a presença online e melhorem os processos burocráticos e o relacionamento interno e externo é um dos principais modos de implementar a tecnologia na gestão do negócio. Contudo, sites, e-commerce e sistemas também são excelentes ferramentas para facilitar o dia a dia da empresa.

    Aplicativos móveis

    A velocidade da informação e a necessidade de agilizar processos aumentam a importância de aplicativos móveis no sistema de gestão.

    Além de melhorar a produtividade e os resultados das operações da empresa, permitem também o acesso de qualquer lugar.

    Sistemas Erps

    Emitir notas, boletos e ordens de serviços é uma tarefa facilitada a partir da administração centralizada num software de gestão empresarial.

    Assim, é possível gerir relatórios de compras, estoque, vendas, custos e análises completas do sistema de produção.

    Websites

    É praticamente impossível uma empresa se destacar no mercado sem um website, especialmente se o objetivo for atuar para além das fronteiras regionais.

    Além disso, marcar presença na web por meio da personalização do website gera um relacionamento mais confiável entre a empresa e o cliente.

    Lojas virtuais

    loja virtual permite aumentar o campo de atuação do empreendimento sem se preocupar com o espaço físico.

    Além disso, é mais um canal de negociação que facilita a vida do cliente e gera engajamento com a empresa. Sem contar que o custo de uma loja virtual é pequeno, se comparado com o custo operacional de atendimento dentro da loja física.

    Como a tecnologia ajuda a melhorar os resultados da empresa

    Aumento da produtividade

    Processos repetitivos e nada automáticos são ótimas fontes para desmotivar os funcionários, pois a tendência é que os resultados demorem a aparecer e a lentidão tome conta de todo os procedimentos da empresa.

    Por isso, é preciso estimular a equipe a produzir mais, oferecendo as ferramentas certas para cada setor ou atividade. A tecnologia é capaz de proporcionar maneiras automatizadas para executar tarefas burocráticas e liberar os colaboradores para usarem seus talentos na criatividade.

    Redução de custos

    A diminuição de custos e o consequente aumento da lucratividade devem ser uma tendência de qualquer empreendimento, mesmo em épocas de vacas gordas, pois, na crise, essa será uma realidade inserida no ambiente corporativo.

    As novas tecnologias possuem o poder de acelerar os processos e substituir trabalhos manuais, o que, consequentemente, aumenta a efetividade e a satisfação do cliente.

    Marketing por meio da rede

    Existe uma frase dita por aí que afirma: Não aparecer no Google é a mesma coisa que não existir!

    Isso quer dizer que as empresas sem presença online estão fadadas a serem substituídas por aquelas que utilizam as redes sociais, os buscadores e outros meios online como aliados do negócio.

    Exemplos de como a tecnologia torna a administração do negócio mais eficiente

    Pagamento eletrônico

    Ninguém mais quer carregar dinheiro ou efetuar pagamento em espécie, o que se justifica pelos riscos de assaltos e pela facilidade que o pagamento eletrônico implementou nas relações comerciais.

    Esse sistema não é uma tendência, mas uma realidade. Não disponibilizar sistemas de pagamento eletrônico é estar fora do mercado.

    Utilização de um Big Data

    Imagine se com uma simples, porém nada fácil, análise de dados, você conseguisse impulsionar as vendas e fazer frente a grandes concorrentes no mercado?

    Muitas corporações ainda não se atentaram para esse detalhe, mas para aumentar as vendas, muito mais do que ir em busca de grandes campanhas, é preciso analisar o perfil do cliente já fidelizado.

    Correção de falhas

    Com uma gestão centralizada e com os dados em mãos com maior agilidade, é possível corrigir as falhas antes que elas causem danos maiores para toda a cadeia produtiva e para outros setores da empresa.

    A utilização da tecnologia para negócios, há muito tempo, deixou de ser uma tendência ou um privilégio e passou a ser uma necessidade. Tudo isso por conta das exigências do mercado. Assim, é preciso se atentar para essa necessidade e para a possibilidade de centralizar todos esses benefícios por meio de um sistema de gestão integrado, em que todos saiam ganhando.

    Essas são algumas formas de utilizar a tecnologia para alavancar seus negócios! Quer conhecer mais sobre o assunto? Então, saiba por que contratar soluções em tecnologia com profissionais!

    Categorias:
      E-commerce  Marketing  Sistemas  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     000
    Sobre

     Rafael Franco

      (58 posts)

    Rafael Franco é fundador da Alphacode, programador, especialista em TI com mais de 15 anos de mercado, apaixonado pela tecnologia e como ela pode influenciar nossas vidas.