Ponha-se no lugar do consumidor. Quando está diante de uma marca, você entende que um determinado canal de comunicação não serve para, por exemplo, efetuar reclamações? Ou que a troca do produto que foi comprado na loja online não pode ser feita no ponto de venda físico? Com certeza, não! Por isso, devemos pensar na integração do e-commerce com a loja física.
Independentemente de relacionar-se apenas com a sua loja virtual ou física, o consumidor enxerga as duas como sendo da mesma marca. Ele espera que o bom atendimento de uma também seja o mesmo na outra. A experiência de compra, portanto, deve ser igual, e, para isso, você precisa integrar as operações de ambas.
Continue a leitura e entenda a importância da integração do e-commerce com a loja física.
A integração para valorizar o negócio
Reflita sobre o raciocínio que introduziu este artigo. Já imaginou se a loja online destaca-se mais que a física e cria uma concorrência interna? Isso não é saudável para os negócios.
Promova a integração entre as suas operações para valorizar o negócio. Essa é uma maneira de oferecer a melhor experiência para os clientes, além de unificar e fortalecer a marca. Desse modo, o seu empreendimento torna-se mais consolidado e preparado para crescer e aumentar as vendas.
O omnichannel precisa ser considerado
A integração do e-commerce com a loja física pode ocorrer baseada no conceito de omnichannel, uma tendência do varejo que promove a convergência de todos os canais utilizados pela empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor enxergue a sua marca de uma maneira única, forte e coerente.
Desse modo, todas as operações passam a trabalhar integradas, e isso aumenta substancialmente as possibilidades de interação com o público.
A melhora do atendimento ajuda a aumentar as vendas
O consumidor deseja encontrar as melhores ofertas e oportunidades, não objeções que impedem a compra dos seus produtos ou a contratação de serviços. O omnichannel colabora com esse aspecto, pois promove a união de todos os canais de venda e atendimento do seu negócio.
Dessa maneira, o público deixa de ser refém de um ou outro canal e passa a contar com todos para realizar suas solicitações. Se, para ele, o mais fácil for adquirir o produto na loja virtual e retirá-lo na loja, a integração da sua operação permitirá. Isso promove o aumento da satisfação dos clientes, bem como as vendas.
A presença digital expande a atuação da sua marca
Podem ser feitos investimentos que estimulem o aumento das vendas, como é o caso dos marketplaces. Eles são considerados os shopping centers virtuais, já que várias lojas vendem os seus produtos por meio deles.
O estoque das lojas passa a ser integrado
A logística deixou de ser uma área apenas operacional e passou a contribuir mais ativamente com as estratégias que promovem melhorias e alavancam o crescimento do negócio. Para tal, ela precisou aplicar algumas mudanças, como a integração dos estoques e a gestão por meio de software.
O estoque integrado permite e estimula a união e interatividade entre as lojas que compõem o seu negócio. Utiliza-se, portanto, um único centro onde os produtos ficam disponíveis para as vendas físicas ou virtuais. Quando um dos produtos é vendido, o sistema retira a disponibilidade dele em todas as unidades.
O cenário do e-commerce brasileiro
A edição de 2017 do anuário Webshoppers, realizou um levantamento preciso que fala sobre a situação do comércio eletrônico brasileiro e mostrou que, em 2016, houve um crescimento nominal de 7,4% no segmento. Lembre-se de que estamos falando de um período onde o nosso país enfrentava uma forte crise econômica e política.
A projeção para o ano anterior foi de 12%, muito acima do crescimento de outros setores — e até do país como um todo.
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