Comentários

    Saiba como melhorar a logística da sua empresa

    Cuidar da sua logística é fundamental. Daremos algumas dicas que farão com que a logística da sua empresa se torne impecável. Confira!
    By Rafael Franco

    Você, empreendedor, sabe como fazer isso? Se não, o post de hoje é para você! Daremos algumas dicas que farão com que a logística da sua empresa se torne impecável. Confira!

    Quem é empreendedor sabe que gerir o próprio negócio não é tarefa simples. Em meio a tantos processos para cuidar, é fundamental ter organização e saber identificar quais deles merecem atenção extra. A logística, por exemplo, é um desses processos. Afinal, as reclamações por atrasos e erros nas entregas são as campeãs na lista de insatisfações dos clientes. Por isso, para evitar problemas dessa natureza, busque melhorar a logística da sua empresa e manter isso como uma preocupação constante.

    Você, empreendedor, sabe como fazer isso? Se não, o post de hoje é para você! Daremos algumas dicas que farão com que a logística da sua empresa se torne impecável. Confira!

    1. Acompanhe de perto os processos de logística

    A eficiência na logística da sua empresa é diretamente proporcional à atenção e ao tempo que você dedica cuidando de cada detalhe.

    Estar atento a todos os processos que a envolvem é o primeiro passo para evitar falhas e inconsistências. Então, não poupe esforços no acompanhamento de toda a rotina da sua empresa. Verifique as condições de trabalho dos colaboradores e manutenção de máquinas, por exemplo. Busque sempre atualizar o setor por meio de novos recursos tecnológicos, como dispositivos, máquinas e softwares de gestão.

    Agindo assim, a otimização da logística da sua empresa ficará muito mais acessível, já que terá conhecimento das falhas, bem como da necessário fazer alguma intervenção.

    2. Negocie com bons fornecedores

    Como dito, atrasos nas entregas de produtos ou demora na prestação de serviços estão entre as principais reclamações dos clientes. Se você não quer sofrer com esse tipo de problema na sua empresa, é fundamental selecionar e conhecer bem os seus fornecedores.

    Ocorre que nem sempre as empresas produzem determinados produtos essenciais a suas atividades e, por isso, acabam tendo que recorrer aos serviços de terceiros. No entanto, nessa relação de fornecedor e contratante, podem acontecer muitas falhas, ocasionando atrasos nas entregas.

    Isso pode ser altamente prejudicial, como, por exemplo, na sua linha de produção, que pode ser interrompida por insuficiência de algum recurso, ou também pode gerar atrasos na entrega de compras dos clientes, no caso das lojas virtuais.

    Por esses motivos, ter uma base de fornecedores sérios e comprometidos deve ser uma das suas preocupações no gerenciamento da logística do seu negócio.

    3. Invista em inovação

    Inovações tecnológicas são sempre uma boa alternativa na hora de otimizar processos empresariais. No caso da logística, a ideia é a mesma.

    Atualmente, existem inúmeras soluções tecnológicas à disposição do empresário para otimizar a gestão da logística, tais como os sistemas ERP – extremamente úteis na gestão e controle do estoque, e fornecimento de informações quantitativas.

    O controle impecável de estoque é fundamental para manter os processos com a agilidade e a eficiência que o mercado atual demanda, além de ser uma das melhores maneiras de fortalecer a imagem da empresa. Afinal, quem nunca recomendou uma empresa para um amigo por causa da entrega rápida?

    4. Capacite seus funcionários

    Ter uma logística eficiente na sua empresa, além de outros fatores, depende da forma como seus funcionários realizam os serviços. Por isso, investir em capacitação também é uma maneira de melhorar os processos.

    De nada adianta ter bons sistemas e bons fornecedores à disposição da empresa, se a sua equipe não tem qualificação e experiência adequadas à operação de todo o aparato tecnológico que têm disponível, por exemplo.

    Se esse é o seu caso, não hesite em investir na capacitação dos seus colaboradores. Cursos técnicos e instruções por videoaulas são alguns dos recursos que pode se valem para promover melhorias na qualidade da execução do trabalho.

    Além disso, é importante frisar que uma equipe eficiente é diretamente proporcional a sua motivação. Então, vale investir nessa área também.

    5. Valorize a opinião do cliente

    Em se tratando de logística, o empresário deve manter-se atento às críticas e sugestões dos clientes. Muitas vezes, você tem a impressão de que tudo corre às mil maravilhas na empresa, mas, na realidade, os clientes estão altamente insatisfeitos com alguma coisa.

    Isso ocorre pode ocorrer em função de processos logísticos de uma empresa passarem por terceiros. Nesse caminho, muita coisa pode acontecer sem o seu conhecimento.

    Para ilustrar, imagine a situação em que um cliente fecha uma compra com a sua empresa, mas recebe um produto com alguma avaria ocasionada no deslocamento e entrega realizados pela transportadora contratada. A reclamação do cliente é o caminho direto para a identificação do problema e pedir esclarecimentos à empresa terceirizada. Por isso é tão importante estar atento aos feedbacks dos clientes.

    6. Possua sempre uma segunda alternativa

    Quando o assunto é a satisfação do cliente, nem sempre você terá uma segunda chance para mostrar a eficiência da sua empresa. Por isso, ter uma alternativa extra para resolver imprevistos é uma forma eficaz de evitar transtornos para o consumidor.

    Por exemplo, imagine que os Correios entrem em greve quando você precisa agilizar as suas entregas. Nesse momento, você precisará ter uma segunda possibilidade de transporte/remessa.

    7. Tenha consciência das limitações da sua empresa

    O mercado é cheio de altos e baixos, e os empreendedores sabem bem disso. Atualmente, vivemos um momento de desaquecimento do consumo em razão da crise econômica que afeta o nosso país, mas sabemos que esse cenário pode se reverter. Se a sua empresa que estava operando com um certo volume de vendas, pode ser surpreendida com um aumento repentino.

    Essas variações podem ocorrer, porém você, empreendedor, não deve focar apenas nas vendas e na obtenção de lucro, mas também na administração do processamento conforme o tempo e o modo acordados com o cliente.

    Ou seja, se a sua empresa está preparada para lidar com um volume “x” de vendas, não feche, de uma hora para outra, a negociação de “100x”, visando apenas o lucro. Lembre-se que atrasos e falhas podem ser muito prejudiciais ao seu negócio.

    Para concluir, como pode ser visto, melhorar a logística da sua empresa depende de alguns cuidados simples. Manter-se atento aos processos que a envolvem é o primeiro passo para uma gestão eficiente e clientes satisfeitos. Agora é com você! A aplicação dessas dicas são garantia à eficiência logística do seu negócio.

    Gostou do conteúdo apresentado neste post? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.

    Categorias:
      E-commerce  Sistemas  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     000
    Sobre

     Rafael Franco

      (69 posts)

    Rafael Franco é fundador da Alphacode, programador, especialista em TI com mais de 15 anos de mercado, apaixonado pela tecnologia e como ela pode influenciar nossas vidas.