Comentários

    Confira as novidades do Opencart 3.0

    Veja tudo o que você precisa saber sobre a plataforma de e-commerce OpenCart. Não perca!
    By Nathalia Pimentel

    Livre de códigos, gratuita e fácil de usar, assim é a plataforma OpenCart, uma das principais soluções do mercado no que se refere às ferramentas para criação de uma loja virtual. Desenvolvida em 2007 por Daniel Kerr, um engenheiro de software nascido na Grã-Bretanha, esse sistema vem sendo utilizado em todo o mundo, por mais de 340 mil sites.

    Em meados de junho deste ano (2017), a companhia liberou a sua nova versão, o OpenCart 3.0. E é exatamente por essa razão que preparamos este artigo, para apresentar as suas novidades em relação à versão anterior, o OpenCart 2.3.x.

    Portanto, se você deseja se adentrar às tecnologias, vender on-line e, consequentemente, fazer o seu negócio crescer, continue aqui conosco e confira a leitura. Não perca!

    O que é o OpenCart?

    De forma clara e objetiva, o OpenCart nada mais é do que uma plataforma de e-commerce, especialmente projetado para a criação e o gerenciamento de conteúdo das lojas virtuais.

    Categorizado no mesmo grupo de softwares do WordPress, esse tipo de sistema permite que pessoas sem um conhecimento de programação web desenvolvam os seus próprios sites: esse grupo é chamado de CMS (Content Management System).

    A diferença entre o OpenCart e o WordPress é que enquanto o primeiro direciona-se apenas ao comércio eletrônico, o segundo é utilizado para o desenvolvimento dos blogs. Nesse caso, não estamos considerando recursos e nem funcionalidades, somente as suas classificações em termos de usabilidade operacional, certo?

    Vale ressaltar que até o surgimento dos CMS os únicos que eram capazes de criar e colocar conteúdos na internet eram os programadores. A partir de então, o processo tornou-se significativamente mais simples.

    Quais são as suas possibilidades?

    Agora que você já sabe o que é, falaremos um pouco sobre as possibilidades da plataforma OpenCart. É aqui que você verá o que ela pode oferecer para o desenvolvimento de um e-commerce.

    As opções e funcionalidades são inúmeras. Dentre as quais, podemos destacar:

    Loja própria para compra de recursos e ferramentas

    Não importa qual seja o tipo do seu negócio, o OpenCart proporciona um marketplace com mais de 14.000 temas e extensões, o que lhe possibilitará criar designs atraentes e muito bem estruturados.

    Em meio a tudo isso, você poderá filtrar a sua busca de acordo com o seu setor, como:

    • Alimentação;
    • Móveis e Artigos para Decoração;
    • Tecnologia e Eletrônicos;
    • Moda & Vestuário;
    • Carros & Peças Automotivas;
    • Brinquedos.

    Enfim, é possível encontrar temas ou módulos completos sobre praticamente qualquer nicho de atuação.

    Sistema de afiliados incorporado

    Caso você opte por tentar aumentar as suas vendas por meio de outros revendedores, o sistema de afiliados do OpenCart lhe permitirá indicar e divulgar os seus produtos em diversos canais.

    Tradução para diversos idiomas

    Outro ponto que merece ser destacado é a possibilidade de traduzir a sua loja para mais de 40 idiomas. Quem pensa em internacionalizar as vendas pode ficar tranquilo, pois com a plataforma OpenCart será possível se comunicar com os consumidores de todo o planeta.

    Reviews e avaliações de produtos

    Fator de extrema importância para o estímulo das compras e das decisões dos clientes, os reviews e as avaliações de produtos são funcionalidades indispensáveis para todo e qualquer e-commerce que deseja se destacar no mercado.

    Por essa razão, o OpenCart disponibiliza um poderoso recurso de comentários, críticas e avaliações, contribuindo, dessa forma, para o ganho de reputação das lojas virtuais.

    Cupons de descontos

    Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal. As datas comemorativas impulsionam as vendas de todo tipo de comércio, físico ou eletrônico.

    Entretanto, para que seja possível de fato vender mais, será preciso desenvolver boas estratégias promocionais.

    Métodos de envio

    Mais um aspecto que vale salientar é a questão dos métodos de envio.

    Diversos meios e métodos de pagamento

    E não menos relevantes estão os diversos meios e métodos de pagamento. Quando o assunto se trata das formas de pagar pelos produtos, o OpenCart é uma solução completa, oferecendo tudo o que você necessitar, como:

    • gateways de pagamento (integração aos serviços que fazem a ligação tecnológica entre o seu negócio e às instituições bancárias — uma espécie de “maquininha de cartão” das lojas virtuais);
    • intermediadores de pagamento (PayPal, PagSeguro, Moip etc.);
    • pagamentos recorrentes (cobrança em forma de assinatura);
    • multi moeda (atualizações cambiais automáticas);
    • relatórios de vendas (itens mais vendidos, mais visualizados, vendas totais etc.).

    Quais são os benefícios em utilizar a plataforma OpenCart?

    O conjunto de possibilidades descrito acima já é por si só um grande benefício, disso não há a menor dúvida. Contudo, as vantagens em utilizar a plataforma OpenCart vão ainda mais além, graças às seguintes características:

    • responsividade (isso quer dizer que o seu site se adaptará aos dispositivos móveis, tablets ou smartphones);
    • gestão de usuários (criação de diferentes níveis de acesso de acordo com as obrigações de cada um);
    • multi loja (permissibilidade para gerir várias lojas ao mesmo tempo em uma única interface administrativa);
    • otimização SEO (disponibilidade de extensões que ajudarão a melhor posicioná-lo nos motores de busca).

    Não sendo o bastante, lembre-se do que falamos no início do artigo, que a plataforma OpenCart é livre de códigos, fácil de usar e gratuita!

    E quais as novidades do OpenCart 3.0?

    Chegamos agora nas novidades do OpenCart 3.0 em relação a sua versão anterior. Basicamente, ocorreram três mudanças principais:

    • o marketplace de extensões foi integrado ao painel administrativo;
    • a inclusão do editor de temas;
    • a inserção de um editor para as traduções.

    Há também novos recursos incluídos no painel de administração, trazendo melhorias e otimizando o design da interface. Entre eles estão:

    • URLs multilíngues para SEO;
    • filtro de dados mais aprimorado;
    • relatórios precisos e flexíveis;
    • estatísticas gerais e variadas.

    Dito isso, não poderíamos deixar de falar que mesmo sendo uma solução fácil de se trabalhar, o recomendado é ter ao seu lado uma equipe especializada. Essa é a única maneira de garantir que o seu site funcione perfeitamente.

    Se gostou deste artigo e deseja saber mais, não deixe de seguir a gente nas redes sociais e ter acesso a outros conteúdos como este! Estamos no FacebookTwitterLinkedIn e Instagram.

    Categorias:
      Open Cart  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     000
    Sobre

     Nathalia Pimentel

      (37 posts)