Comentários

    Como fazer uma empresa crescer com 6 dicas certeiras

    Quer fazer a empresa crescer seu foco deve ser direcionado para a melhoria dos processos, sem contar a importância de se manter atualizado e em constante aprendizado.
    By Rafael Franco

    Como empreendedor e pequeno empresário, você provavelmente deve estar pensando em como fazer uma empresa crescer diante do atual contexto político e econômico que estamos atravessando, certo?

    Como fazer uma empresa crescer

     

    No entanto, tenha em mente que apesar de estarmos de fato presenciando um período de instabilidade, esse não é o fator para se “apegar” em relação aos seus resultados.

    O ponto a destacar, nesse caso, são os aspectos que envolvem a gestão e a organização do seu negócio. Em outras palavras, seu foco deve ser direcionado para a melhoria dos processos, sem contar a importância de se manter atualizado e em constante aprendizado.

    De qualquer modo, elaboramos este artigo com 6 dicas que certamente o ajudarão a fazer crescer a sua empresa. Confira!

    1. Tenha uma visão em longo prazo

    Para começar a fazer a empresa crescer, é fundamental que você “configure” suas estratégias dando ênfase em uma visão em longo prazo. E por que isso é tão importante? Bem, entenda que, no fundo, esse olhar se resume a enxergarmos o futuro de forma antecipada, imaginando com ele poderia ser.

    Assim sendo, essa capacidade que temos em observar adiante é o que nos permite agir em busca da visão construída.

    Contudo, é claro que os objetivos em curto prazo também devem ser traçados, mas o ideal é que eles tenham ligação com o que você pretende lá na frente. Imagine que cada uma das suas ações do momento funciona como uma peça de quebra-cabeça, e que sua visão em longo prazo é o quebra-cabeça concluído.

    Simplificando ainda mais, compreenda que focar apenas nos ganhos em curto prazo é o mesmo que montá-lo com peças aleatórias e que não formam desenho algum.

    2. Construa um time dentro de casa

    Outro ponto a considerar para fazer uma empresa crescer e que vale ser mencionado é a importância de construir um time dentro de casa. Antes de mais nada, compreenda que a maioria das organizações que se encontra em uma posição de mais destaque dispõe de uma excelente equipe interna.

    Por isso, procure montar o seu próprio time para que esse se encarregue das principais atividades, da gestão à execução das tarefas-chave. Nesse sentido, evite o excesso de terceirizações ou soluções imediatistas.

    Embora a terceirização possa ser a melhor opção para algumas situações, a ideia de contar com um bom time ao seu lado é que isso provavelmente lhe ajudará a tomar melhores decisões, já que cada um dos “integrantes” estaria focado no crescimento — pelo menos é o que se espera.

    Aplique uma política que seja direcionada à progressão e à melhoria dos processos como um todo.

    3. Explore suas qualidades e trabalhe suas dificuldades

    Para uma empresa crescer e aumentar as chances de sucesso, é essencial que você explore suas qualidades e trabalhe suas dificuldades. Aqui não há segredo algum, basta concentrar-se nas suas maiores habilidades e buscar se aprimorar no que ainda precisa ser melhorado.

    Por ser o gestor e parte responsável pelo negócio, não há razão para deixar de utilizar o que de melhor você tem. Você sabe no que é bom, não sabe? Então use tais capacidades para alavancar sua empresa.

    No que diz respeito às dificuldades, é preciso identificá-las e trabalhá-las para que elas sejam cada vez menores, algo que o tornará um empreendedor mais completo.

    Não o bastante, procure fazer com que seus colaboradores também adotem essa filosofia. Isso é muito importante como componente de uma boa cultura organizacional.

    4. Observe e aprenda com os concorrentes

    Um erro bastante comum e que muitas vezes acaba atrasando o crescimento é não observar o que a concorrência anda fazendo. Nesse caso, considere se adentrar um pouco no dia a dia dos seus competidores para que você saiba que tipos de problema eles tiveram, assim como as formas como foram resolvidos.

    Em posse dessas informações é possível prevenir algumas situações que poderiam lhe causar transtornos, e partir de então desenvolver outras estratégias.

    É bem verdade que cada empresa tem suas próprias particularidades e que uma medida que não funcionou para uma pode dar certo para outra. No entanto, ter o conhecimento do que já foi feito pode lhe ajudar a crescer.

    Apenas tome cuidado para não fazer tudo igual, pois o propósito de observar os concorrentes é aprender, e não tornar a sua empresa igual a deles.

    5. Preze pela organização

    Possivelmente um dos fatores mais importantes, a organização se torna indispensável para o crescimento de todo e qualquer tipo de negócio. Nesse sentido, atente-se às finanças, ao fluxo de caixa, às operações e aos setores que se fazem necessários para o bom andamento das atividades — tudo deve estar bem organizado e em dia.

    É importante compreender que a desorganização é um dos motivos pelos quais muitas empresas não conseguem “sair do lugar”. Portanto, se você quiser se desenvolver tanto no âmbito pessoal quanto profissional, não se esqueça de prezar pela organização!

    6. Não tenha medo de fazer mudanças

    A última dica (e que não poderia ficar de fora) é relacionada às mudanças: não tenha medo de fazê-las quando necessário. Ao notar que você está fazendo algo de errado, por exemplo, não hesite em mudar a forma como a sua empresa está sendo conduzida.

    Porém, isso não quer dizer que você tenha que mudar tudo a qualquer momento. Pelo contrário! Analise as situações com cuidado para garantir que as mudanças não tenham um efeito adverso.

    Quando o assunto se refere aos estabelecimentos de micro e pequeno porte, um exemplo de mudança e que boa parte dos empreendedores ainda demora a fazer é o uso da tecnologia.

    Para concluir, lembre-se que o desejo de crescer deve ser compartilhado com todos os que fazem parte da sua rotina de trabalho. Determine os objetivos a serem atingidos e faça com que os seus funcionários abracem a ideia.

    Com paciência, dedicação e perseverança, a tendência é que você atinja seus objetivos, mesmo que isso leve um certo tempo para acontecer.

    Se você gostou deste artigo sobre como fazer uma empresa crescer, não deixe de conferir os 4 passos para otimizar os processos da sua organização! Boa leitura!

    Categorias:
      Mercado  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     000
    Sobre

     Rafael Franco

      (58 posts)

    Rafael Franco é fundador da Alphacode, programador, especialista em TI com mais de 15 anos de mercado, apaixonado pela tecnologia e como ela pode influenciar nossas vidas.