Desde o surgimento dos smartphones, as redes sociais expandiram seu domínio, antes restrito somente aos computadores (desktop, notebook, etc.).
Com isso, as empresas perceberam que era necessário investir em estratégias de marketing nas redes sociais, pois seus clientes falavam sobre elas como no caso de reclamações no Twitter, por exemplo.
Outra área que ganhou muito destaque foi os influenciadores e bloggers. Pessoas que mostram seu dia-a-dia, seja em um perfil de lifestyle no tumblr, rotina fitness no Instagram, entre outros, até mesmo freelancers que utilizam seu perfil para divulgar seus serviços.
Pensando nisso, neste post vamos ajudar vocês, futuros influenciadores, freelancers e/ou empresas à turbinar as redes sociais.
Redes sociais para influenciadores:
Se você quer influenciar as pessoas ao seu redor, ou seja, quem te segue, é essencial que você invista no Instagram.
A rede social recentemente ultrapassou o Facebook e se tornou a rede mais querida pelas grandes marcas.
Mas o que isso tem a ver com influenciador? Os influenciadores giram em torno de parcerias com pequenas, médias e até grandes marcas, além, claro, de engajamento e busca de novos seguidores.
Então, com isso em mente, você deve procurar seguir os próximos passos:
- O principal: perca a vergonha. O influenciador deve mostrar para seus seguidores o que ele faz no dia-a-dia, independente se for algo que não combine com seu perfil. Por exemplo: um perfil fitness não deve mostrar somente coisas relacionadas à vida fitness como rotina de treinos e alimentação, mas mostrar que também é uma pessoa comum como qualquer outra. Então aposte em mesclar seu conteúdo principal com coisas como amizades, trabalho, vida em casa, familiares, entre outros;
- Invista em Stories;
- Ofereça materiais ricos para seus seguidores. O que são esses materiais? E-books, cursos on-line, entre outros. Materiais que gere retorno para você e seu seguidor, claro, com preço acessível.
- Faça um planejamento de estratégia de marketing para redes sociais, pois assim você saberá qual o horário que seu público interage mais nas suas postagens, e com os relatórios emitidos com a ajuda de uma plataforma de gerenciamento, saberá alguns dados sobre seus seguidores como a região em que moram, se são mais homens ou mulheres, qual a idade deles.
Em posse desses dados e das dicas, seu perfil vai bombar nas redes sociais em 2020. Então não perca tempo e comece já!
Redes sociais para empresas:
Como mencionado no início do texto, as empresas começaram a investir nas redes sociais em busca de novos clientes.
No entanto, não basta a sua empresa ter um perfil em cada rede social, mas sim nas redes sociais onde seus seguidores estão.
Seja para pequena, média ou grande empresa é essencial que tenha pelo menos um perfil no Facebook para postar as novidades, serviços, produtos e dicas com base em o que sua empresa oferece.
Então, fique ligado nessas dicas para impulsionar suas vendas nas redes sociais:
- Antes de tudo: invista em uma equipe específica para cuidar das suas redes sociais;
- Procure saber em quais redes sociais seus clientes estão;
- Se estiver no Facebook e/ou no Instagram, invista em imagens com boa qualidade e textos informativos (não são necessariamente grandes, mas que tragam a informação que você quer repassar para os clientes na medida ideal), uma boa dica é usar o programa Adobe Spark;
- Procure saber se seu cliente está reclamando no Twitter. Empresas como IFood e Netflix estão em constante contato com seus clientes na rede dos tweets;
- Assim como nos influenciadores, aposte em um planejamento de estratégia de marketing, pois saberá o horário ideal para postar.
Portanto, com essas dicas, sua empresa tem tudo para sair na frente dos concorrentes e conquistar mais clientes.
Redes sociais para freelancers:
Para quem é redator freelancer, social media ou até mesmo revisor, é essencial divulgar os seus serviços nas redes sociais.
Grupos de Facebook, LinkedIn e Instagram são as principais redes para divulgar os seus serviços.
Algumas dicas para conquistar os clientes nessas redes são:
- Divulgar seus trabalhos, seja um texto em um blog ou seu site ou artes e cases de sucesso como social media;
- Em relação à dica anterior, invista em imagens de qualidade, com uma paleta de cores que te representa. Uma dica é utilizar o Spark, mencionado logo acima;
- Tenha uma rede de contatos;
- Procure grupos de redatores e social media no Facebook e fique atento nas oportunidades de emprego do LinkedIn.
Em posse dessas dicas, você poderá conquistar novos clientes rapidamente!
Então, se você gostou dessas dicas, compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário dizendo se já usa ou usou alguma dessas dicas!
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