Acompanhar os dados gerados pelos seus usuários pode ser a sua principal fonte de insights para definição do seu roadmap de evolução de aplicativo.
Enfim seu aplicativo foi lançado, meses de dedicação da equipe, muitos testes, ajustes, aprovação na Apple aprovação na Google Play e finalmente os primeiros usuários começam a chegar e você começa a receber os primeiros comentários nas lojas.
Bom, e agora? Como definir o que é prioridade no back-log das próximas implementações? Pra isso nada melhor do que escutar e entender o principal interessado, o usuário.
E para te ajudar nessa tarefas existem muitas possibilidades possíveis de ferramentas para coleta e análise de dados de uso do seu aplicativo, separei 3 aqui pra você:
Countly
O Country é uma ferramenta mobile analytics open source (código aberto) que permite o acompanhamento em tempo real .
Com ele você pode:
- Ativar campanhas de fidelidade e engajamento com notificações Push
- Realizar o tracking de sessões do usuário, criar eventos customizados, além de analisar plataformas e dados geográficos do usuário.
- Receber “crash reportings” em tempo real
- Analisar os dados através de SQL Queries.
Firebase Analytics
O firebase é um conjunto de ferramentas mobile de propriedade do Google e que traz um grande conjunto de serviços e funcionalidades para o desenvolvedor de Apps.
Os serviços são em sua maioria gratuitos, porém contam também com planos pagos baseados em consumo.
Com o Firebase Analytics você pode:
- Receber reports ilimitados de até 500 tipos diferentes de eventos com até 25 atributos
- Manter seus usuários engajados através de notificações que podem ser disparadas através do Firebase SDK
- Integração aos sistemas de PPC do Google
- Analisar uma infinidade de eventos e criar BigQuerys personalizadas.
Google Mobile App Analytics
Essa é a versão dedicada ao mundo mobile do já consagrado Google Analytics, vamos ferramenta para analise de sites.
Com ele você consegue ter acesso a dados de sessão do usuário, com informações detalhadas de duração sistema operacional, modelos de dispositivo, geografia e muito mais.
Independente da ferramenta de sua preferência não deixe de analisar os dados dos seus usuários neles você vai encontrar muita informação relevante para aumentar o sucesso do seu aplicativo.
Até a próxima.
Comentários