Comentários

    Micro-serviços, por que a sua aplicação deveria passar a utilizar hoje.

    By Rafael Franco

    Flexibilidade, confiabilidade, escalabilidade e segurança são apenas algumas das vantagens em utilizar micro-serviços, esse tipo de arquitetura de software, quer conhecer mais sobre o assunto?

    Aqui na Alphacode,  buscamos todos os dias melhores maneiras de fazer aquilo que somos especialistas, ou seja o desenvolvimento de aplicativos mobile e sistemas que sejam rápidos, seguros e confiáveis.

    Recentemente passamos por uma revolução em nossa estrutura de desenvolvimento de soluções com a adoção massiva de micro-serviços em nossas aplicações, e essa experiência que quero compartilhar com você hoje.

    O que são os micro-serviços?

    Como o próprio nome já nos leva crer, trata-se de algo “micro”, “pequeno” ou seja parte-se da idéia de que um grande sistema deve ser construído a partir da junção de diversos pequenos softwares que funcione de maneira individual e independente.

    Ou seja você deve ter a flexibilidade de poder desenvolver, testar e “rodar” essas pequenas partes de maneira independente do todo.

    Vamos a um exemplo: digamos que o seu carrinho de compras tenha a função de sugerir produtos relacionados ao comportamento daquele usuário, dentro do paradigma dos micro-serviços é construído um pequeno software de sugestão, com entradas e saídas, e que pode inclusive ser escrito em uma linguagem diferente do software principal.

    micro-serviços

    micro-serviços

    Quais as principais vantagens dos micro-serviços? 

    Flexibilidade:

    Ao pensar em serviços independentes, você pode utilizar a melhor solução para cada problema não ficando restrito a frameworks plataformas ou soluções que você paga 100% para utilizar 5% das funcionalidades.

    Confiabilidade:

    Por serem independentes os micro-serviços tem escopo restrito então reduzem as possibilidades de uma falha em um serviço comprometer a disponibilidade de todo o sistema.

    Segurança:

    Como os serviços tem escopo definido, cada equipe tem acesso apenas ao que necessita para realizar a integração de serviços com isso serviços que exigem um nível de segurança maior podem ser tratados por equipes específicas.

    Facilidade de manutenção

    Por serem objetivos, normalmente os micro-serviços possuem uma facilidade maior de manutenção devido ao seu escopo restrito de funcionalidades quase sempre limitadas ao conjunto de operações RESTFULL.

    Quer conhecer mais sobre o assunto e saber como os micro-serviços podem ajudar sua empresa a atingir melhores resultados? Vamos conversar!

    Categorias:
      Mercado  Sistemas  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     000
    Sobre

     Rafael Franco

      (82 posts)

    Rafael Franco é fundador da Alphacode, programador, especialista em TI com mais de 15 anos de mercado, apaixonado pela tecnologia e como ela pode influenciar nossas vidas.