Para realizar uma pesquisa, fazer uma compra, interagir com amigos e desconhecidos, se informar, o smartphone se tornou a principal ferramenta para as atividades cotidianas. E os aplicativos se tornaram essenciais para otimizar o tempo e a navegação. Além disso, as mudanças nos hábitos da população impulsionam cada vez mais empresas a investirem em aplicativos personalizados.
Segundo um relatório State of Mobile 2022, o mercado brasileiro de aplicativos é um dos que mais cresce em todo mundo, impulsionado pelos downloads de apps financeiros. Em 2021, os downloads no Brasil cresceram 30% em relação aos níveis pré-pandemia, em 2019.
Os gastos do consumidor em categorias como Entretenimento, Jogos e Finançasaumentaram 63%. Foram mais de US$ 1,13 bilhão no ano passado, o equivalente a mais de R$ 6 bilhões, e US$ 200 milhões a mais que em 2020. O crescimento de 22% apontado pelo relatório se deve à expansão do acesso e do uso de jogos para celulares e assinaturas nos aplicativos.
O Brasil foi um dos três países que ultrapassou 5 horas por dia de uso de aplicativos móveis em 2021, junto com Coreia do Sul e Indonésia. Em média os usuários passaram mais de 5,4 horas acordados por dia em dispositivos móveis – um aumento de 32% em relação a 2019 e 13% superior à média dos 10 principais mercados mobile-first.
Comentários