Aplicativo ou Site? Quer saber onde investir para ter mais resultado nas suas vendas? Vamos aos dados.
Essa é uma pergunta recorrente que recebo de clientes e interessados em entrar no segmento mobile quando começamos a discutir a estratégia mobile da empresa, mas afinal por que fazer um Aplicativo se eu já tenho um site?
A lista de motivos é extensa mais eu trazer aqui alguns deles com dados que explicam o por que quando a discussão é site x app por que o Aplicativo sai na frente.
Um estudo de 2019 da e-marketer trouxe a informação que o usuário médio do mercado americano passa cerca de 10x mais tempo utilizando aplicativos do que site mobile confira no gráfico:
Fonte: https://blog.branch.io/the-2018-mobile-app-store-download-statistics-report/
E o mais interessante é entender que esse comportamento dispare vem aumentando a cada ano, o que claramente tem relação com a melhor experiência obtida na utilização de aplicativos em hardwares cada vez melhores.
Esse comportamento tem muito sentido tendo em vista que aplicativos são em média até 150% mais rápidos do que sites com as mesmas funcionalidades e isso é possivel por que como os APP são softwares locais eles tem a capacidade de criar e armazenar bancos de dados locais sem depender da conexão de internet do usuários.
APPs também tem se tornado o lugar preferido dos clientes para participar de programas de fidelidade e relacionamento com as marcas, isso pode ser visto no novo programa de fidelidade do Habib’s ou no tradicional programa do Starbucks ambos baseados na utilização dos APPs das marcas.
E respondendo a pergunta inicial, afinal o que vende mais um App ou um site? A realidade é que depende do tipo de venda que você realiza, APPs vão ter um desempenho melhor para empresas que buscam uma venda constante e que tendem a criar um relacionamento com o consumidor.
Ja os sites mobile são mais efetivos para produtos de venda única, como por exemplo um serviço de cidadania estrangeira, ou a venda de uma piscina artigos em que a recorrência não é comum.
Então a conclusão é: se você busca fidelidade do consumidor vá de APP!
Comentários