Site ou layout responsivo é quando o conteúdo disponibilizado pelo servidor se adequa automaticamente às telas de smartphones, tablets e PC’s quando acessado.
Um site responsivo tem a capacidade de mudar a aparência de acordo com o tamanho da tela em que aparece. Ou seja, a sua disposição em tablets e smartphones é alterada completamente, tendo o layout reorganizado para que o usuário possa visualizar as informações necessárias.
É muito comum ver pessoas tendo que ampliar e diminuir o zoom na tela do dispositivo móvel, para que consiga enxergar alguma coisa, clicar em algum botão de comando e etc. O objetivo do site responsivo é acabar com isso, levando mais comodidade e facilidade de navegação para o usuário.
Sites responsivos para e-commerce
Quando o assunto é comercialização por meio do e-commerce não podemos deixar de fora as plataformas móveis. Os dispositivos mobile são uma excelente ferramenta na mão do consumidor, por isso, o empreendedor que deseja ter sucesso para o seu negócio deve pensar melhor na ideia de ter um site responsivo.
Segundo dados obtidos através da Pnad C (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), cerca de 116 milhões de brasileiros possuem acesso à internet e, desse total, 94% navegam por meio de dispositivos móveis. Sendo assim, este é o momento perfeito para quem deseja investir no mercado digital e, a melhor maneira de fazer isso, é adaptar o conteúdo de acordo com a necessidade de usuário.
Outro ponto interessante para se pensar na hora de empreender no mercado digital é que os sites responsivos possuem mais chance de ranqueamento nos mecanismos de buscas, como Google e Bing.
O Google, por exemplo, privilegia sites que atendem dispositivos móveis. A prova disso é que, este ano, o próprio site de pesquisas criou uma ferramenta capaz de detectar servidores que não funcionam bem em smartphones e tablets.
Ou seja, é cada vez mais comum ver que todas as vertentes da internet se voltem para os dispositivos móveis. Ficar fora dessa transição pode gerar consequências ruins para o empreendedor.
Como conseguir um site responsivo para o meu negócio?
O primeiro passo para ter um site responsivo é procurar uma agência especializada. Posteriormente, será possível colocar em ordem os detalhes do site, como layout, identidade visual, entre outras coisas.
Para entender mais sobre como realizar esse projeto, você pode conversar com um dos nossos especialistas, que lhe explicarão todos os processos e indicarão muitas soluções inovadoras. Fale conosco por aqui.
Como ter certeza que o meu site é responsivo
Existem inúmeros sites onde é possível testar o layout e simular diferentes tipos de resolução de tela. Um deles é oferecido pelo próprio Google, para acessa-lo clique aqui.
Agora que você viu o quanto é importante oferecer facilidade de acesso e comodidade para os usuários, por que não investir em um site responsivo para o seu negócio? Se restar alguma dúvida, comente com a gente. Ficaremos muito felizes em ajudá-lo.
Comentários