As pessoas costumam confiar umas nas outras para tomar decisões sobre onde ir, o que fazer e o que comprar. As pessoas confiam nas recomendações de conhecidos e têm maior probabilidade de comprar algum produto quando o conhecem por meio de amigos, familiares ou colegas de trabalho. Esse é o poder do marketing boca a boca.
O marketing boca a boca é 10 vezes mais eficaz do que o marketing tradicional, porém, não é tão fácil de gerar. Criar uma mensagem que se torne um viral não é fácil. Mas então, como transformar clientes em verdadeiros evangelistas da sua marca?
Criando o fator “WOW”
Oferecer um produto ou serviço de qualidade é importante, mas não é o suficiente. Você precisa surpreender e encantar o seu cliente, não somente atender suas expectativas. E como fazer isso? Criando o fator WOW.
Um exemplo do fator WOW é quando você se hospeda em algum hotel e no seu quarto você encontra uma nota manuscrita e uma bebida de brinde.
Ou quando você leva o seu cachorro no veterinário, ele recebe a medicação necessária e, no dia seguinte, o médico te liga para perguntar se o seu cão já está melhor.
Entende o sentido do WOW?
Você precisa fazer com que seus clientes digam “uau”, pois clientes impressionados são clientes fieis que recomendarão sua marca aos outros devido suas experiências.
Facilitar a comunicação entre os clientes sobre sua marca
No marketing boca a boca, a pior coisa que você pode fazer é limitar a comunicação entre seus clientes. Portanto, certifique-se de abrir espaço para que eles possam realizar comentários e recomendações.
Ative os comentários e recomendações na sua página do Facebook. Também configure sua conta no Google Meu Negócio, caso ainda não tenha feito isso. Além disso, também permita comentários em seu site. O feedback positivo irá lhe ajudar no boca a boca e o negativo irá indicar o caminho a percorrer em busca de melhorias.
Também estabeleça metas para a estratégia
Assim como outras estratégias de marketing, como o marketing para aplicativos, é necessário estabelecer metas. Não estamos falando de metas vagas como “fazer com que todos falem sobre nosso produto/serviço”.
Trace objetivos mais específicos, como por exemplo: “queremos X novos clientes por mês por meio de referências” ou “queremos ao menos X leads por mês através do marketing boca a boca”. Cada meta deve ser detalhada: prazo, métodos e realização.
Promova seu negócio através do RP
Relações públicas (RP) é uma das maneiras de manter o seu negócio próximo do seu público-alvo. Portanto, mantenha contato com jornalistas da sua cidade, estações de rádio e influenciadores digitais em seu nicho. Mantenha-os sempre informados sobre os desenvolvimentos mais recentes da sua empresa e os seus planos futuros.
Enfim, construir o marketing boca a boca não é nada fácil, mas com um planejamento estratégico você pode criar uma movimentação em torno da sua marca.
Não tenha medo de pensar alto, você pode muito bem encontrar outros meios de promovê-lo com sua criatividade, até mesmo com um orçamento pequeno. O marketing boca a boca é a ferramenta mais poderosa que você pode ter, pois cada cliente feliz e impressionado irá conduzir dezenas de clientes novos à sua porta.
E você, o que faz para gerar o boca a boca em sua empresa? Gostaria de acrescentar alguma outra dica? Deixe seu comentário e se interaja conosco!
Comentários