Escrever uma carta nunca sairá de moda, mas a verdade é que os e-mails assumiram o conceito de enviar mensagens pessoais e profissionais, tornando a comunicação rápida e instantânea. O número médio de e-mails enviados e recebidos por dia ultrapassa os 269 milhões. Este número é o suficiente para mostrar o potencial do e-mail marketing.
O e-mail marketing é um dos melhores canais de comercialização, possibilitando capturar atenção, alcançar novos clientes e fidelizar os já existentes. Ele ajuda você a segmentar sua campanha de marketing e personalizar sua comunicação com o cliente.
No post de hoje, você descobrirá como o e-mail marketing ajuda a:
- Criar nome para a marca
- Fidelizar clientes
- Estabelecer autoridade
- Cultivar relacionamentos
- Criar nome para a marca
O reconhecimento da marca é “até que ponto o público é capaz de reconhecer uma marca por seus atributos”. Portanto, ao enviar e-mails para os assinantes da sua lista, certifique-se de incluir o logo da sua marca e outros aspectos visuais.
Cores e outros aspectos visuais devem ser consistentes em todos os e-mails enviados, pois assim o público passa a reconhecer instantaneamente um e-mail enviado pela sua empresa. Se o público precisa escolher entre duas marcas para o mesmo produto ou serviço – uma que eles reconhecem, outra que nunca ouviram falar – você pode ter certeza que eles escolherão a que eles conhecem.
O tipo de e-mail que pode melhorar o reconhecimento da sua marca inclui boletins informativos. Esse tipo de e-mail atualiza seu cliente sobre os acontecimentos atuais, eventos e, se for o caso, posts novos publicado no blog da sua empresa.
- Fidelizar clientes
O e-mail marketing ajuda empresas a fidelizar o maior número de clientes possível. Você certamente não quer vender apenas uma vez para um cliente. Idealmente, você quer que eles sejam clientes fiéis.
Se você enviar o tipo certo de e-mail no momento certo e com a frequência certa, seus clientes continuarão a lhe procurar quando precisarem. Também é possível que eles se tornem verdadeiros defensores da marca, comercializando seu negócio para você (marketing boca a boca).
Quando você envia um e-mail, você lembra sua audiência da sua existência. Esses e-mails são lembretes sutis e você deve enviá-los com frequência para seus assinantes.
Mesmo quando eles não estão precisando de você, eles serão lembrados da sua existência. Quando chegar a hora, eles estarão prontos para comprar um produto/serviço de você novamente. Esses e-mails poderiam pular facilmente uma “reunião casual” e ir direto para a parte da venda.
- Estabelecer autoridade
Como marca, o seu marketing por e-mail deve mostrar que você é referência na sua área. Oferecer dicas, informações importantes e até mesmo artigos pode ajudá-lo a estabelecer autoridade, o que, consequentemente, gera valor para sua marca.
Envie para sua lista informações ou especificações sobre um produto que potencialmente eles estão considerando comprar. Isso estabelece autoridade.
- Cultivar relacionamentos
Quando você confia em alguém, se relacionar se torna muito mais fácil. O mesmo vale para a sua marca. Para que você ganhe confiança, você deve investir na comunicação com seus clientes e se conectar com eles. O e-mail marketing pode ajudá-lo a fazer isso.
Se é um novo assinante ou alguém que já é cliente, os e-mails que você envia os ajudarão a conhecer mais sobre sua marca e, consequentemente, confiar em você. Os e-mails ajudam a criar relacionamentos.
Construa sua marca com o e-mail marketing
É importante concentrar seus esforços de marketing nas ferramentas certas para construir uma marca consistente. O e-mail marketing é uma excelente maneira de coletar contatos, construir relacionamentos, criar confiança e envolvê-los.
Então, da próxima vez que você for planejar o marketing da sua marca, não se esqueça de trabalhar em uma estratégia de e-mail marketing. Mas e você, já utiliza o e-mail marketing? Gostaria de acrescentar outras dicas? Deixe seu comentário!
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