Comentários

    Confira 7 vantagens de ser um empreendedor

    Entre as inúmeras vantagens de ser um empreendedor, está a possibilidade de transformar em realidade o próprio sonho, conheça as outras 6.
    By Rafael Franco

    Começar um negócio e construir uma empresa não é uma tarefa fácil. Apesar das dificuldades, trata-se de algo que, com motivação, esforço e dedicação, pode dar muito certo! Entre as inúmeras vantagens de ser um empreendedor, está a possibilidade de transformar em realidade o próprio sonho.

    Vantagens em ser empreendedor

    Empreender é um estilo de vida, um comportamento único. É a disposição para identificar os problemas e as oportunidades, investir recursos e competências na criação de um projeto, negócio ou movimento, que seja capaz de alavancar mudanças — e gerar um impacto positivo. Mas o empreendedor ainda vai um pouco mais adiante.

    Quer saber onde ele pode chegar?

    Confira 7 vantagens de ser um empreendedor.

    1. Conseguir a autorrealização

    Quando somos jovens, temos em nosso peito aquela latente vontade de mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor, para nós e para os nossos futuros filhos. Quando começamos a trabalhar para uma empresa, geralmente nos deparamos com a realidade — valores, regras e visão de mundo já estabelecidos. Não há muito espaço para inovar.

    Muitos profissionais crescem e levam essa “realidade” para o resto de suas vidas, se contentando com o legado dos outros. Isso pode vir a se transformar em frustração.

    Ser empreendedor possibilita encontrar a realização em todos os aspectos da vida, incluindo carreira, relacionamentos, saúde, educação e até espiritualidade. É a oportunidade de conseguir ser completo e ter a sensação de que tudo está no devido lugar. Se você ainda não realizou os desejos que tinha, está no caminho para transformá-los em realidade.

    2. Eliminar o espaço para o tédio

    Acordar cedo, levar os filhos para escola, entrar no escritório e seguir com uma rotina burocrática de relatórios e atividades é o reflexo do dia a dia de muitos profissionais mundo afora. Não podemos condenar a escolha das pessoas, mas há quem não se identifique com esse modelo de vida.

    É o caso do empreendedor. Ele possui uma rotina, mas ela não chega a ser maçante e repetitiva como a citada, anteriormente. O seu cotidiano é mais dinâmico, repleto de desafios e com novidades a todo momento. Não há espaço para o tédio.

    O que está por trás disso é o fato de que o empreendedor trabalha com aquilo que gosta, com uma paixão que o motiva a acordar todos os dias e a se dedicar aos próprios projetos, com muita satisfação.

    3. Ver o sonho ganhar forma

    Empreender é como ter um filho, e essa é uma das vantagens em ser empreendedor — às vezes de maneira planejada, outras não. Apenas acontece! Depois que o projeto começa a ganhar forma, o empreendedor se organiza para que ele possa crescer, saudavelmente. Por trás disso, há muito esforço, dedicação e trabalho.

    A relação entre o empreendedor e o seu projeto é como a de um pai com o próprio filho. O empreendedorismo permite ver o sonho ganhar os seus primeiros contornos, se transformar em algo real e palpável — desde a concepção.

    Em vez de se deparar com conceitos e valores já definidos, o empreendedorismo possibilita que muito se forme do zero, que cada um consiga implementar a sua própria visão de mundo.

    4. Ter mais autonomia para decidir e mudar

    Empresas que já estão estabelecidas no mercado, dificilmente, se sujeitam a transformações profundas. Cada passo é milimetricamente calculado e não há guinadas significativas nos percursos.

    O negócio de um empreendedor permite exatamente o oposto. Ele fornece a autonomia necessária para tomar decisões e, sempre que for preciso, mudar. Isso ocorre porque há a proximidade entre o fundador e a empresa, tornando mais simples todos os processos.

    Essa autonomia é algo de valor incalculável, pois deixa o negócio mais dinâmico e flexível diante de qualquer volatilidade que o mercado possa apresentar.

    5. Aprender com os próprios erros

    Empreender nos coloca em uma posição de aprendizagem constante, uma vez que precisamos ter o mínimo de consciência acerca de cada etapa do processo que dá vida ao negócio.

    Como o empreendedor está na linha de frente da própria empresa, ele tende a aprender mais com cada uma das decisões que toma — inclusive as erradas. Ele não se dá por satisfeito com uma possível derrota, colocando uma pedra em cima do problema e partindo em busca da solução.

    Em vez de ir atrás de culpados, o empreendedor encara os erros como uma consequência das atitudes coletivas. Todos podem errar, bem como acertar. A sua maior preocupação é a de motivar a equipe para que não perca o foco e nem o ritmo de trabalho. Definitivamente, não há espaço para lamentações.

    6. Saber solucionar problemas

    Enquanto em uma empresa grande, que é gerenciada por inúmeros diretores, há uma equipe específica para cada problema identificado, no negócio do empreendedor, cabe a ele encontrar a solução para os próprios contratempos.

    O empreendedor, definitivamente, sabe se virar. Quando não entende muito bem de um assunto, busca o conhecimento com profissionais da área específica, mais experientes do que ele. Recorre, também, às agências e às consultorias que prestam apoio para quem empreende, como o Sebrae.

    Não há adversidade que o pare. O esforço diário faz com que ele aprenda a solucionar a maioria dos problemas que surgem.

    7. Crescer pessoalmente e profissionalmente

    Todas as vantagens de ser um empreendedor que foram apresentadas até aqui resultam nesta última, que é crescer pessoalmente e profissionalmente. As características listadas acima são a base necessária para que você seja alguém em pleno desenvolvimento.

    Ser empreendedor nos dá mais autonomia e independência. Faz com que nos tornemos menos limitados e mais abertos a experimentar, testar e aprender. O medo deixa de prevalecer em nossas atitudes, existindo na dose certa, para que tenhamos consciência dos verdadeiros riscos.

    Cabe a você decidir se essa liberdade, que o empreendedorismo disponibiliza, é algo que o motiva, que o deixa empolgado. Se o seu peito voltou a se encher daquele ar que clama por mudança, é sinal de que você é capaz de empreender.

    Depois de estar frente a frente com as vantagens de ser um empreendedor, nós convidamos você a conhecer e curtir a nossa página no Facebook. Lá, você encontrará outros conteúdos que apresentam soluções customizadas de acordo com as necessidades do seu negócio.

    Categorias:
      Mercado  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     000
    Sobre

     Rafael Franco

      (58 posts)

    Rafael Franco é fundador da Alphacode, programador, especialista em TI com mais de 15 anos de mercado, apaixonado pela tecnologia e como ela pode influenciar nossas vidas.