Comentários

    Perfil empreendedor: confira quais as suas características

    Entender o que constitui um perfil empreendedor pode ser algo complicado, nesse artigo, tentamos traçar esse perfil tão comentado nos dias atuais.
    By Rafael Franco

    Reconhecer a necessidade de certas características para abandonar um emprego formal e investir em novos serviços e mercados não é tão difícil assim. Por outro lado, entender o que constitui um perfil empreendedor pode ser bem mais complicado.

    Perfil Empreendedor

    Achar que basta ter dinheiro e uma ideia na cabeça para se transformar em um homem de negócios é um erro clássico. Pensando nisso, no post de hoje citamos uma série de qualidades inerentes a um bom empreendedor. Vamos descobrir se você faz parte desse universo?

    Visão de negócios

    Um profissional com perfil empreendedor não se limita ao momento e àquilo que já está estabelecido. Ele procura novas alternativas de investimentos e sabe, de antemão, as reais chances de ter sucesso em um projeto.

    Ao pensar para frente, considerando sempre as consequências de suas ações, não desiste diante de adversidades corriqueiras que, com um bom planejamento, podem ser superadas.

    Ausência do medo de arriscar

    Existe uma máxima que diz o seguinte: “Quanto maior o risco, maior o benefício”. Por isso, um empreendedor sabe lidar com a possibilidade de errar e até se sente bem à vontade nessas situações. Ele entende que o risco é passageiro e o retorno será muito melhor do que se ficasse paralisado pelo medo ou optasse por um emprego formal.

    Essa compreensão o transforma em uma pessoa atenta às oportunidades e preparada para encarar os desafios. Além disso, ele não se abate caso algo não saia exatamente como o esperado.

    Capacidade de calcular riscos em negócios

    No mercado financeiro, é necessário que várias premissas aconteçam ao mesmo tempo para existir uma chance de sucesso. Assim, não basta lançar um produto ou serviço se não houver gente interessada neles.

    Essa análise permite ao empreendedor reconhecer perspectivas de negócios e saber onde aplicar seu dinheiro com alguma garantia de restituição. Assim, não ter medo de arriscar não quer dizer ser irresponsável. É na verdade uma compreensão global sobre a validade de uma oportunidade, verificando com cuidado se o risco condiz com a possibilidade de retorno.

    Autoconfiança e automotivação

    Um empreendedor não espera o melhor dia, o melhor ano, uma troca de governo ou até um momento em que estará mais preparado. Em vez de tentar prever fatores externos que não estão em seu controle, é impulsionado para novos desafios pela sua autoconfiança. Acreditar na própria competência, nas oportunidades e, principalmente, sonhar são características que constituem um perfil de negócios.

    Dessa forma, o próprio indivíduo cria uma razão para continuar a executar ações dentro desse fantástico mundo do empreendedorismo. É importante não confundir motivação com empolgação, pois a primeira está relacionada com o propósito das ações, enquanto a segunda é um sentimento passageiro que pode acabar diante da primeira dificuldade.

    Criatividade

    Na maioria dos casos, é preciso encontrar soluções inovadoras para problemas corriqueiros. Por isso que a criatividade é um traço que distingue um empreendedor dos demais.

    Ela consegue transformar obstáculos em oportunidades de mercado. Pessoas com espírito de negócio apresentam uma capacidade de mudança que acaba sendo responsável por tirar ideias do papel e alterar a própria realidade.

    Boa Comunicação

    A comunicabilidade é uma qualidade essencial e bastante comum em diversos perfis profissionais. O empreendedor tem potencial para estabelecer uma comunicação proativa com o objetivo de fechar acordos financeiros e influenciar indivíduos de maneira positiva.

    Esse talento ajuda a trazer clareza na tomada de decisões e a conquistar os consumidores.

    Iniciativa

    O empreendedor definitivamente não sabe ficar esperando. Por isso, está constantemente buscando novas oportunidades, transitando em outras áreas de conhecimento, aprendendo sobre o mercado que atua e planejando investimentos.

    A iniciativa não se resume a tomar uma atitude qualquer ou somente estudar e nunca agir. Ela é uma mescla entre a teoria e a prática.

    Resiliência

    Nem tudo são flores na vida e, em algum momento, os problemas aparecerão. Uma pessoa resiliente permanece sempre compenetrada e trabalha sob pressão como se estivesse alheia às dificuldades.

    Ser resiliente é possuir tranquilidade suficiente para resolver adversidades em meio a situações conflitantes. Essa qualidade é muito comum em quem possui um perfil de negócios e tem foco na hora de decidir sobre um avanço ou um recuo nos investimentos.

    Liderança

    Um empreendedor compreende a importância de uma equipe e das diversas áreas de conhecimento. Arca compromissos e orienta os demais para que todos trabalhem alinhados ao objetivo estabelecido e à missão da empresa. Não fica repetindo ordens e dá liberdade para que se crie um ambiente agradável e produtivo.

    Um líder, além de delegar tarefas, enxerga nos outros a capacidade de assumir responsabilidades, serve de inspiração e se torna uma influência positiva no serviço.

    Isso prevê uma possibilidade maior de contratações acertadas e de uma equipe alinhada às metas do negócio. Assim, é plausível entender que o retorno do investimento será superior.

    Planejamento

    Aceitar riscos, reconhecer oportunidades e possuir proatividade não eliminam do perfil empreendedor a competência de gerir e planejar. O planejamento é fundamental na construção de projetos, na implementação de estratégias e na execução de ações.

    Programar-se dessa forma ajuda a saber onde se está, onde se quer chegar e o que fazer para alcançar um objetivo. Um plano de ação é decidido e monitorado, e os possíveis desvios são previstos e corrigidos. Um bom planejamento estabelece um caminho e encontra alternativas para atingir as metas.

    Nessa situação, o empreendedor terá maiores garantias de que o dinheiro aplicado por ele trará retorno dentro de um prazo predefinido. Caso perceba que isso não está acontecendo, terá tempo para corrigir o equívoco.

    Disciplina do perfil empreendedor

    Disciplina é fazer aquilo que é necessário, mesmo que não seja algo agradável no momento. Quem possui essa habilidade tem alto poder de concentração e está sempre disposto a cumprir prazos e regras para completar as metas sem se desviar do propósito de cada estratégia.

    A disciplina colabora para o aumento da perseverança, coragem, firmeza na hora de decidir e capacidade de se organizar e seguir na direção dos objetivos. Assim, as chances de desistência diminuem consideravelmente e o sucesso do investimento se torna mais crível.

    Algumas pessoas desenvolvem com mais facilidade características como liderança, planejamento, visão, criatividade e autoconfiança, mas qualquer um tem potencial para ser um empreendedor.

    Para identificar esses atributos na sua personalidade é preciso analisar o quanto você está disposto a reavaliar convicções, repensar hábitos e aprender cada vez mais com as mudanças sociais e tecnológicas.

    Gostou do nosso post sobre perfil empreendedor? Quer saber mais sobre o mundo empresarial? Então não deixe de ler nosso texto sobre as vantagens da otimização dos processos para a gestão da sua organização!

    Categorias:
      Mercado  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     300
    Sobre

     Rafael Franco

      (69 posts)

    Rafael Franco é fundador da Alphacode, programador, especialista em TI com mais de 15 anos de mercado, apaixonado pela tecnologia e como ela pode influenciar nossas vidas.