Um grande desafio para qualquer vendedor é aumentar a recorrência das vendas e obter um faturamento estável e sem surpresas no final do mês. A boa notícia é que é possível melhorar a previsibilidade de caixa investindo no público que já te conhece e que já fez negócios com o seu empreendimento.
Obter a tão sonhada estabilidade de caixa é fundamental para saber exatamente com qual orçamento você pode contar para realizar novos investimentos e para planejar seus gastos pessoais. Para ajudar você nesse sentido, o artigo de hoje traz algumas técnicas para aumentar o número de vendas por meio da fidelização de clientes.
Saiba por que investir na fidelização de clientes pode melhorar a recorrência das vendas
Philip Kotler, famoso consultor de marketing, já disse várias vezes: “conquistar um novo cliente custa, em média, 5 vezes mais do que manter um atual”.
Além de ser uma estratégia mais barata para aumentar a recorrência das vendas, investir na fidelização de clientes ainda faz com que eles se tornem potenciais promotores do seu empreendimento, indicando-o a parentes e conhecidos.
Imagine possuir clientes fiéis ao seu negócio e que fortalecem a indicação boca a boca, aumentando a procura pelos seus produtos ou serviços? Esse é o cenário ideal de empreendedor, certo? No entanto, para concretizá-lo, é preciso investir em algumas ações específicas para conquistar de vez seus atuais clientes.
Veja algumas delas nos tópicos a seguir!
Veja 5 dicas de fidelização de clientes para aumentar a sua recorrência das vendas
Entenda o perfil do seu cliente e personalize o atendimento
Quando o assunto é fidelização de clientes, a principal dica é conhecer profundamente o perfil das pessoas que chegam até você. Para começar com o pé direito, é importante ter em mente a idade, o gênero, a profissão e os hábitos desse cliente em potencial para que o discurso de venda seja coerente com a realidade dele.
Entendendo o perfil do seu cliente você vai conhecer quais são suas principais dores e quais são os melhores argumentos para captá-lo e convencê-lo a comprar o seu produto — além de fazer com que o seu cliente sinta a qualidade do seu atendimento, que será mais personalizado e direcionado para as suas necessidades.
Cadastre seus clientes e use a estratégia de e-mail marketing
Uma ótima dica para aumentar a recorrência das vendas é implantar um sistema de cadastramento de clientes em sua empresa para criar uma base de e-mails de pessoas que já conhecem seus produtos ou serviços.
Assim, com esses contatos em mãos, você poderá investir em uma estratégia eficaz de e-mail marketing, enviando aos seus clientes informações sobre novos produtos, promoções e outras dicas relacionadas ao serviço ou produto que você oferece em seu empreendimento.
Pesquisas indicam estatísticas reveladoras sobre o e-mail marketing:
- 92% dos adultos que estão presentes online utilizam o e-mail. Dessa taxa, 61% o verificam diariamente (Pew Research);
- 72% dos consumidores definiram o e-mail como a melhor via para receber informações sobre empresas e marcas (MarketingSherpa).
Esses são dados reveladores que mostram o impacto que uma estratégia de e-mail marketing teria nos resultados da sua empresa e no aumento da sua recorrência das vendas!
Envie, via e-mail ou correio, felicitações em datas comemorativas
Algumas ações, por mais clichês que possam parecer, ainda surtem efeito para a maior parte das empresas. Enviar felicitações e votos em datas comemorativas — como Natal, Páscoa ou no aniversário do cliente — ainda é bem-visto e dá bons resultados quando o assunto é fidelização de clientes. Isso ainda faz com que a sua empresa seja sempre lembrada!
Dependendo da faixa etária do seu público-alvo, essas mensagens em datas comemorativas podem ser enviadas via e-mail ou via correio. Apesar de não ser mais tão usual, enviar cartões de felicitações via correio ainda é impactante e importante para fidelizar clientes.
Porém, o e-mail é a ferramenta mais simples e prática para realizar essa ação. Além de ter a possibilidade de programar e automatizar o envio de e-mails, isso sai bem mais barato. O e-mail é uma ferramenta amplamente usada e não deve ser esquecida na sua estratégia!
Invista em cupons de desconto para os clientes assíduos
Para incentivar o consumo dos clientes que mais visitam o seu empreendimento, é importante oferecer vantagens a eles para mostrar o quanto são importantes e o quanto você quer mantê-los por perto!
Uma ótima tática para realizar essa ação é oferecer cupons de desconto caso um cliente atinja um determinado valor em compras ou até mesmo oferecer brindes e outros agrados para os clientes que investem mais tempo e dinheiro no seu empreendimento.
Use a estratégia da complementação
É importante ter em mente que, para aumentar a recorrência das vendas, você deve se preocupar com o discurso que está utilizando para vender: ele deve ser inteligente e estratégico.
Por exemplo, se um cliente está procurando por uma barraca para acampar, você deve apresentar a ele outros artigos que complementem o que ele está procurando — como um saco de dormir ou outros objetos relacionados à prática de camping.
Assim, além de aumentar o valor da compra do cliente, você ainda mostra a ele que entende suas necessidades e sabe o que ele está procurando.
Esteja pronto para começar a sua estratégia
Colocando em prática todas essas dicas você conseguirá ver, pouco a pouco, os resultados positivos das ações que visam fidelizar seus atuais clientes para aumentar o número de vendas e estabilizar o seu orçamento no final do mês!
Aproveitando o assunto, que tal descobrir 10 boas práticas para empreender em seu novo negócio? Essa é uma ótima forma de complementar as dicas do artigo de hoje e saber como colocar em prática uma estratégia realmente eficiente!
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