Comentários

    O que é um MVP? E por que criar um?

    Saiba qual o cenário ideal para utilizar um MVP e também quando um MVP é apenas um produto ruim...

    Muita gente me procura com dúvidas sobre a criação de um MVP, vale a pena? O que deve ter? Qual objetivo?

    Bom nesse post quero responder algumas dessas perguntas.

    Começão do início, MVP é a sigla para produto mínimo viável, ou seja qual é o menor escopo possível para criar um projeto e ele atender ao seu principal objetivo, ou seja a principal palavra da sigla é mínimo, e como é difícil para o empreendedor entender esse conceito.

    O principal objetivo de um MVP é a validando de uma ideia, ou seja testar um conceito ou premissa gastando o mínimo possível para isso. E após o teste, tirar a conclusão se devemos ir para um produto completo ou não.

    Erros ao construir o MVP

    Alguns erros que observo nesses casos são, a criação de MVPs baseados em idéias que já estão maduras, um exemplo é você tentar criar uma rede social onde as pessoas postem fotos e compartilhem com seus amigo… Calma, esse conceito já foi testado, funciona, e tem seus líderes de mercado, se você for criar um MVP desses você estará apenas criando um produto ruim.

    Outro erro é o MVP com funcionalidades desnecessárias, um exemplo são os famosos relatórios, o dono do produto coloca no escopo relatórios que vão analisar o crescimento anual comparativo de algum dado, mas… Se é um MVP, não deveria estar sendo preparado para anos… Certo?

    Onde usar um MVP?

    A resposta é simples, testar conceitos ou mercados diferenciados, vamos a um exemplo pratico:

    Digamos que você vai criar um aplicativo para delivery de alimentos para pet utilizando apenas alimentos de origem vegetal, bom essa pode ser uma ideia boa na sua concepção, porém esse mercado existe? Qual é o tamanho? É possível manter uma empresa com um mercado tão especifico?

    Esse é o cenário onde um MVP se encaixa perfeitamente, ou seja crie o seu aplicativo, mas talvez não valha a pena investir algumas semanas negociando e implementando o pagamento online, ou um histórico de pedidos… Não tire o foco da pergunta que você quer que o MVP responda, que neste caso é: Esse mercado existe?

    Espero ter ajudado um pouco você a entender esse conceito e escolher usar ou não o MVP de acordo com o tipo de sua idéia ou empresa.

    Até a próxima!

     

     

    Categorias:
      Mercado  Mobile  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     000