Comentários

    O que é Growth Hacking?

    Saiba o que é Growth Hacking e como essa forma de pensar pode melhorar os resultados da sua empresa de forma exponencial.
    By Rafael Franco

    Um dos termos mais falados no momento no vale do silício é o Growth Hacking,  um conjunto de técnicas e estratégias que segundo os especialistas no tema podem fazer uma startup crescer de forma exponencial.

    growth hacking

    Growth hacking, acaba não sendo o melhor nome para descrever essas técnicas, porém descreve os novos processos utilizados na aquisição e engajamento de usuários combinando praticas do marketing tradicional a uma visão analítica de resultados e desenvolvimento de produto.

    Tradicionalmente os departamentos de marketing e desenvolvimento de produto trabalhavam de maneira separada, ou seja o marketing podia gastar um bom dinheiro em divulgação porém não tinha know-how para criar uma simples landing-page.

    Do outro lado o time de produto não tinha foco na atração e engajamento de usuários e como essa questão deveria impactar diretamente no desenvolvimento de novas funcionalidades.

    O principal objetivo do Growth Hacking é unir cada vez mais esses dois times, tornando o processo de evolução do produto algo que acontece com base em feedback e o trabalho de aquisição de usuário mais científico e menos baseado na “intuição” de marketing.

    Infelizmente o termo “hacking” tem uma interpretação incorreta pela maioria das pessoas, e neste caso ele não se refere a alguém sentado escrevendo códigos, ou fazendo técnicas “obscuras” de marketing, mas sim o uso dos canais e possibilidade de marketing de forma tática sempre realizando a iteração de planejar, aplicar, medir e testar e ajustar a estratégia de acordo com o comportamento do público alvo.

    Funil de Growth Hacking

    Casos de sucesso de grоwth hасkіng tem foco em alguns aspectos do negócio e particularmente em 3 fases do funil de grоwth hасkіng.

    1. Conseguir tráfego / visitantes

    O primeiro passo da estratégia esta em trazer as pessoas ao seu site ou página do seu APP, neste momento o consumidor esta considerando utilizar o seu produto e também pode estar visitando o produto concorrente tentando definir a melhor opção.

    2. Ativação de usuários

    Agora, você precisa ativar esses usuários, e essa é a primeira conversão que você precisa trabalhar, talvez esse visitante ainda não esteja pronto para virar um consumidor do seu produtos porém ele pode entrar em su malling ou virar um seguidor da sua marca.

    3. Reter / engajar usuários

    Finalmente, você precisa reter e engajar os usuários que optaram em utilizar o seu produto ou serviços, essa é a ultima meta do Growth.

    Usuários engajados com seu produto tem uma alta probabilidade de manter uma relação de longo prazo com o seu produto ou serviço além de atuarem como divulgadores da empresa.

    Gostou do artigo? Assine nossa newsletter no final da página para não perder nenhum artigo, e até o próximo.

    Precisa de uma estratégia de crescimento? Vamos conversar!

    Categorias:
      Marketing  Mercado  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     200
    Sobre

     Rafael Franco

      (58 posts)

    Rafael Franco é fundador da Alphacode, programador, especialista em TI com mais de 15 anos de mercado, apaixonado pela tecnologia e como ela pode influenciar nossas vidas.