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    Como oferecer o melhor atendimento ao cliente

    Você sabe como oferecer o melhor atendimento? Quer saber? Então continue a leitura e veja algumas dicas para conquistar seus clientes e fazer deles seus melhores aliados na divulgação dos seus produtos e serviços. Confira!
    By Rafael Franco

    Você sabe como oferecer o melhor atendimento? Quer saber? Então continue a leitura e veja algumas dicas para conquistar seus clientes e fazer deles seus melhores aliados na divulgação dos seus produtos e serviços. Confira!

    Independente do tipo, tamanho ou segmento de atuação, o atendimento ao cliente sempre foi e sempre será um fator determinante para o sucesso de uma empresa. A forma de interação com os consumidores é, sem dúvida, um dos fatores que a coloca à frente da concorrência.

    Os empreendedores que ainda não levam isso a sério precisam repensar suas estratégias se realmente quiserem destaque no mercado! Afinal, os clientes estão cada vez mais exigente e a concorrência cada vez mais acirrada e é preciso ter sempre em mente como atualizar o seu negócio!

    Como você já deve saber, são os clientes que sustentam as operações de toda e qualquer organização. Por isso, satisfazê-los deve ser mais do que uma obrigação, precisa ser um compromisso prioritário!

    Você sabe como oferecer o melhor atendimento? Quer saber? Então continue a leitura e veja algumas dicas para conquistar seus clientes e fazer deles seus melhores aliados na divulgação dos seus produtos e serviços. Confira!

    1. Conheça e entenda o seu cliente

    Em primeiro lugar, conheça profundamente as necessidades e dificuldades que seu cliente tem na vida cotidiana. Compreender quais são os problemas e exigências do seu público-alvo é fundamental para um bom atendimento.

    Antes de oferecer produtos ou serviços, procure saber o que leva os consumidores a lhe procurarem. Pergunte, investigue e, claro, coloque-se no lugar do cliente. Você precisa passar a mensagem de que se preocupa com ele, certo? Isso vale para todo tipo de negócio.

    2. Tenha prazer em servir

    Isso mesmo, tenha prazer em servir. Ninguém gosta de ser atendido por quem não demonstre o mínimo de interesse em ajudar. Assim sendo, os vendedores ou atendentes de uma empresa devem ser movidos pelo desafio de resolver os problemas dos clientes.

    Um ponto a destacar é a necessidade de ser um bom ouvinte. A efetividade do atendimento consiste na habilidade de ouvir com cuidado, de modo a fazer com que os consumidores se sintam à vontade para expor suas dores.

    Quando as dúvidas e as dificuldades se transformam em satisfação, o atendimento é eficiente. E lembre-se: um cliente bem servido tende a falar bem da sua empresa para os demais. O contrário também é verdade, ou até pior, já que o resultado de um mal atendimento normalmente atinge um número maior de pessoas.

    3. Mantenha uma comunicação S.C.O.T.

    Uma comunicação S.C.O.T. é aquela que preza pela Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. As informações devem ser transmitidas de modo a eliminar as dúvidas do cliente, simples assim.

    Entretanto, muitos vendedores falam demasiadamente, achando que estão passando uma ideia de maior conhecimento, o que nem sempre é verdade. Falar mais não significa necessariamente dar melhores informações, pelo contrário, às vezes isso pode deixar os clientes mais confusos do que antes.

    Quando as respostas não estiverem à disposição, peça um tempo para procurá-las e diga que retornará com a solução assim que possível. É assim que os atendentes devem agir, de maneira clara e transparente.

    Enrolar ou inventar respostas pode passar a impressão de insegurança, o que prejudicará a imagem do seu atendimento perante os consumidores.

    4. Treine a sua equipe

    Não importa qual seja o tamanho da sua equipe, é essencial que seus membros estejam treinados e motivados. E isso começa já em um bom processo de seleção!

    Fique atento à linguagem dos atendentes e a maneira como eles tratam os clientes. Grosserias e desleixos não podem ser aceitos, em hipótese alguma. As informalidades devem ser utilizadas com cautela, de modo inteligente.

    Um bom atendimento ao cliente naturalmente pende para a formalidade, no entanto, evite os termos técnicos e cuide para não transformar a comunicação em algo robótico, ou seja, com respostas padronizadas e procedimentos inflexíveis.

    De qualquer maneira, é preciso agir sempre em função do seu público-alvo, pois o que funciona para algumas empresas pode não dar certo para a sua.

    Além disso, oriente os atendentes a evitar qualquer tipo de comentário que envolva temas como política e religião, por exemplo. Esses assuntos podem causar problemas que fugirão do controle, pode acreditar!

    5. Acompanhe o cliente

    Outro ponto a considerar é que um bom atendimento não se baseia apenas na compra. O acompanhamento do cliente após esse momento ainda se faz necessário para mostrar que você realmente se importa com ele. Esse relacionamento deve ser parte da sua estratégia de vendas, sempre pensando a longo prazo.

    Encontre maneiras de estar presente na vida dos consumidores, de modo que eles se sintam importantes para o seu negócio. Ligue e capriche no atendimento pós-venda, pergunte se tudo está bem em relação ao produto ou serviço que foi adquirido. Coloque-se à disposição e realmente esteja por perto.

    O envio de mensagens, brindes, descontos exclusivos, informações relevantes e tudo o que possa melhorar a relação com os clientes, são táticas que devem ser utilizadas como estratégias que visam o melhor atendimento ao cliente. Use sua criatividade!

    6. Admita seus erros

    Admitir seus erros quando algo é de sua responsabilidade é uma obrigação. Por incrível que pareça, muitas empresas perdem boas oportunidades justamente pela falta de humildade em reconhecer suas falhas.

    Diante da reclamação de um cliente, mantenha uma postura humilde, sempre, e coloque-se à disposição para solucionar o problema de imediato. Faça sugestões, ofereça opções e possibilidades que possam corrigir o equívoco.

    O que não pode acontecer de maneira alguma é o cliente lhe procurar com um problema e ainda sair com ele. Caso isso ocorra, é muito provável que você o tenha perdido para a concorrência.

    Sua empresa precisa passar a impressão de que realmente se preocupa com o cliente, grave bem isso. Os vendedores devem ser no mínimo gentis e atenciosos, qualidades indispensáveis para um bom relacionamento com os consumidores.

    Entenda que um bom atendimento ao cliente é imprescindível para a fidelização, um aspecto de extrema importância para qualquer tipo de negócio. As organizações que possuem uma boa base de clientes fiéis tendem a se destacar no mercado, seja qual for o tamanho ou segmento de atuação.

    E então, o que achou do nosso artigo? Você procura seguir essas dicas na sua empresa? Se você ainda tem dúvidas ou quer compartilhar sua experiência, conte pra gente aqui nos comentários!

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    Sobre

     Rafael Franco

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    Rafael Franco é fundador da Alphacode, programador, especialista em TI com mais de 15 anos de mercado, apaixonado pela tecnologia e como ela pode influenciar nossas vidas.