Comentários

    Aprenda como usar a tecnologia na gestão de pessoas

    A gestão de pessoas da sua empresa pode ser otimizada por meio da tecnologia. Descubra como neste artigo.
    By Nathalia Pimentel

    A organização que deseja obter sucesso em sua jornada precisa ficar atenta ao desenvolvimento dos seus recursos humanos. Nesse contexto, muitos gestores encontram dificuldades para focar nas questões estratégicas e eliminar as burocracias. Com a ajuda do RH e da tecnologia na gestão de pessoas, essa mudança pode ser facilitada.

    A tecnologia ainda é vista como vilã por muitas empresas, principalmente na área de Recursos Humanos. O fato é que a adesão de recursos tecnológicos não precisa, necessariamente, substituir a mão de obra das pessoas e sim atribuir aos colaboradores novas demandas para que a organização desenvolva-se conforme o planejado.

    Continue a leitura e aprenda como usar a tecnologia na gestão de pessoas.

    Adote uma ferramenta que atenda às necessidades de todos

    Perceba que a área de Recursos Humanos mudou bastante nas últimas décadas. Ela deixou de ser simplesmente operacional e passou a ser parte fundamental nas estratégias da empresa. As pessoas são as responsáveis pelos resultados, portanto, fazer uma boa gestão dos colaboradores ajuda a atingir o que é planejado e esperado.

    Esse papel estratégico nas organizações demanda a adoção de uma ferramenta tecnológica que atenda às necessidades de todos. O software consegue coletar, processar, analisar e entregar dados que servem de base para que as decisões tomadas sejam sempre justas, precisas e eficazes.

    Quando a empresa adota uma ferramenta de gestão de pessoas, ela reduz significativamente o tempo que é gasto em processos manuais, como o levantamento de informações sobre férias, remuneração, bônus e índice de absenteísmo. Como o software permite a automatização de processos, os dados produzidos são mais consistentes.

    Defina a necessidade do software para a sua empresa

    Para que a escolha da ferramenta seja certeira, entenda quais são as necessidades e expectativas da empresa. Essas informações são necessárias para que um briefing detalhado seja traçado e contenha todas as exigências que serão cobradas junto aos fornecedores de tecnologia para RH.

    Reúna um grupo de pessoas da área de Recursos Humanos e chame representantes de TI e das demais áreas para debater a realidade da organização, bem como as suas necessidades, expectativas e problemas. A elaboração dessa lista é fundamental para que a escolha seja precisa.

    Otimize o trabalho da sua equipe de RH

    O uso da tecnologia na gestão de pessoas deve colaborar com a otimização da rotina de trabalho dos membros da sua equipe de RH. As atividades manuais e as burocráticas devem ser feitas pela ferramenta, possibilitando que os seus colaboradores atuem nas questões mais analíticas e estratégicas do negócio. Aproveita-se, dessa maneira, mais informações para a construção de uma base sólida para as tomadas de decisão dos gestores.

    Torne o RH uma área mais independente das demais

    Enquanto alguns departamentos lidam com equipes menores, cabe ao RH a responsabilidade de fazer a gestão de todos os colaboradores da empresa. Quando a organização tem muitos profissionais, a gestão se transforma em um desafio que precisa ser encarado com precisão e o máximo de foco.

    Imagine, portanto, como é prejudicial a dependência do RH em relação aos outros setores para a coleta de certas informações. Muitos gestores não entendem o quanto é importante essa colaboração. Sendo assim, a adoção da tecnologia na gestão de pessoas ajuda a reduzir essa dependência em relação aos demais departamentos.

    Consultas e processos, por exemplo, podem ser feitas diretamente em um sistema compartilhado entre gestores e/ou colaboradores. Isso evita que as pessoas busquem sempre um colaborador do RH para fazer o levantamento de informações que podem ser disponibilizadas online.

    Esse processo de descentralização da informação é controlado, pois o compartilhamento de dados é estabelecido de acordo com os critérios do departamento de Recursos Humanos. Os gestores das demais áreas, portanto, ganham autonomia para tomar decisões e passam a ter em mãos informações sempre atualizadas.

    O próprio colaborador também ganha com essa independência do RH, pois por meio de um portal é possível ter acesso ao banco de horas, holerite, comprovantes, documentações pendentes e outras mais. Dá até para atualizar informações pessoais sem precisar sobrecarregar um colaborador do RH apenas para que faça uma consulta.

    Facilite a comunicação entre todos da empresa

    A empresa tem valores, missões e objetivos que precisam ser compartilhados com todos os colaboradores. A adoção da tecnologia na gestão de pessoas possibilita a exposição permanente desses e outros aspectos, como as políticas, normas e procedimentos que devem ser cumpridos por todos.

    Quando a gestão de pessoas tem a ajuda da tecnologia, ela garante que todos terão acesso às informações que explicitam direitos e deveres, tornando o relacionamento mais transparente e confiável. Até mesmo os informes entre gestores e equipes podem ser compartilhados nesse mesmo espaço virtual.

    Promova o desenvolvimento dos profissionais

    Como são as pessoas que movem uma empresa, o desenvolvimento delas é essencial para que a organização cresça e alcance resultados cada vez melhores. Entretanto, o desenvolvimento dos profissionais precisa ser baseado em dados reais e consolidados sobre as necessidades da empresa e o potencial de cada um.

    A tecnologia na gestão de pessoas colabora com essa missão, pois documenta em um sistema a curva de crescimento de cada profissional e possibilita a criação de um plano de carreira ou de desenvolvimento. O desempenho atual pode ser acompanhado com mais precisão, identificando com facilidade as falhas e acertos.

    No caso do RH, imagine que os seus colaboradores terão mais tempo e disposição para acompanhar os demais membros da empresa. Eles conseguirão conversar com os outros gestores e levantar as informações essenciais para o crescimento da organização, atendendo necessidades e alcançando expectativas.

    A tecnologia na gestão de pessoas é benéfica para colaboradores, membros do RH e a empresa como um todo. Ela ajuda a tornar a área de Recursos Humanos ainda mais estratégica e pronta para encarar os desafios da organização.

    Categorias:
      Mercado  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     000
    Sobre

     Nathalia Pimentel

      (21 posts)