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    Investir em soluções de tecnologia já não é mais considerado uma novidade: agora, essa prática é encarada como questão de sobrevivência pela maioria dos gestores de empresas, não importa o seu tamanho. Seja por meio do desenvolvimento de um aplicativo, de um site, de uma loja virtual ou de um sistema feito de forma personalizada para o negócio, o investimento em tecnologia é realidade para muitas delas.

    O perfil do consumidor brasileiro vem mudando ao longo dos últimos anos, com crescente aumento da preferência pelo acesso à internet pelos smartphones e pelas compras virtuais. Esse cenário tem obrigado as empresas a se reinventarem, lançando produtos e serviços que contemplem as necessidades e as expectativas de quem utiliza esse tipo de serviço online.

    No artigo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre as principais soluções em tecnologia para empresas e por que é imprescindível contratar profissionais para executar os serviços que exigem essa integração com o universo digital. Boa leitura!

    4 formas de incluir a tecnologia no seu negócio

    A resposta para essa pergunta é: depende do seu negócio. No entanto, não podemos esconder que o investimento em soluções em tecnologia é uma tendência para grande parte das empresas, independentemente da área de atuação de cada uma delas.

    Se, no passado, as ferramentas tecnológicas eram desenvolvidas especificamente para grandes empresas, que podiam investir recursos financeiros em soluções que a ajudassem a produzir mais, a popularização das tecnologias e de seus dispositivos também permitiu que essas novidades também chegassem às pequenas empresas.

    Hoje em dia, há inúmeras soluções em tecnologia disponíveis, cabendo no orçamento e na necessidade de cada companhia. Conheça algumas delas.

    1. Criando um aplicativo

    Criar um aplicativo é uma das maneiras mais populares que as empresas encontraram para fazer um canal de comunicação inovador com seus clientes, intensificando seu engajamento e a fidelização. Isso tem a ver com o fato de que há 168 milhões de smartphones em uso no Brasil (serão 221 milhões em 2020) e que esses aparelhos se tornaram a principal porta de acesso à internet no país.

    Dentre as principais vantagens de se criar um aplicativo, estão a possibilidade de transformar seu negócio em "full-time", já que seus produtos ou serviços podem ser acessados e adquiridos 24 horas por dia.

    Outro ponto positivo é o acesso aos dados de seus clientes, o que facilita o planejamento de vendas futuras e o mapeamento dos consumidores de seus produtos.

    Podemos destacar, ainda, a criação de uma relação mais próxima com os clientes, aumentando o valor de sua marca e o engajamento dessas pessoas com relação aos seus produtos.

    2. Desenhando um site com a cara da empresa

    Na era digital, o site da sua empresa é como um cartão de visitas, ou seja, é responsável pela apresentação dos seus serviços aos clientes que o acessam. Por isso, é importante que haja um investimento no desenvolvimento de um site que tenha a ver com o produto que você vende.

    Dessa forma, você pode optar por dois caminhos: a compra de templates já existentes (e que você poderá ver em outros sites por aí) ou o desenvolvimento de um site personalizado, que só você tem.

    3. Disponibilizando produtos em uma loja virtual

    A expectativa do mercado é que o setor de e-commerce cresça até 15% neste ano — quase o dobro do aumento registrado no ano passado. Em um cenário de crise econômica, o crescimento das vendas online reforça a tendência irreversível desse nicho de mercado. Afinal de contas, os brasileiros perderam o receio de comprar pela internet.

    Optar por desenvolver uma plataforma de e-commerce de sucesso no site de sua empresa deve levar em consideração algumas etapas: o planejamento (por meio do estudo dos concorrentes e da viabilidade do negócio); o desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce conforme às necessidades da sua empresa; a oferta de diversos meios de pagamento; o investimento em segurança das informações, dentre outras.

    4. Investindo em um sistema customizado

    Outra forma de incluir a tecnologia na realidade da sua empresa é adotando um sistema de gestão customizado. A partir de um software elaborado conforme as necessidades do seu negócio, você pode buscar soluções para problemas específicos da sua empresa. Um exemplo é o acompanhamento das atividades de cada setor em tempo real, por meio de um software instalado no seu computador.

    Uma solução customizada permite um melhor aproveitamento da tecnologia a partir do mapeamento das suas necessidades e dos problemas que precisam ser solucionados.

    3 vantagens de contratar soluções em tecnologia com profissionais

    1. Atendimento conforme as necessidades do seu negócio

    O principal interesse de um serviço profissional de tecnologia é atender bem ao negócio de seu cliente, de forma personalizada. Para isso, é fundamental conhecer a fundo o negócio do cliente, mapear suas necessidades e desenvolver uma solução que seja compatível com os resultados que ele espera.

    A opção pela compra de soluções em tecnologia padronizadas pode resultar em uma maior limitação das características ideais para o seu negócio.

    2. Suporte especializado de TI

    A contratação de um serviço de tecnologia profissional, com uma empresa terceirizada com expertise no assunto, permite não só um processo diferenciado na hora da compra do produto (já que ela te orientará para a melhor solução para o seu negócio). Outra vantagem é contar com um serviço de suporte durante o seu uso.

    Com isso, como a empresa já mapeou suas necessidades e conhece o tipo de negócio que você tem, ela conseguirá dar um melhor retorno para a solução de eventuais problemas ou dúvidas que surgirem no processo.

    3. Responsabilidade com a entrega

    Outra vantagem é a garantia de que o serviço será entregue conforme o que foi acordado na hora da compra. Para economizar, muitas empresas contratam serviços de free lancers e, com isso, podem ter alguma dificuldade com relação ao compromisso com a entrega e o cumprimento do que foi combinado.

    Agora que você já sabe um pouco mais sobre as soluções em tecnologia que podem revolucionar o seu negócio, que tal acompanhar todas as novidades do setor? Para isso, basta assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

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