Comentários

    Você sabe o que é empreendedorismo digital?

    Modernize seu negócio! Descubra o que é empreendedorismo digital e saiba como ele pode alavancar seu negócio!
    By Nathalia Pimentel

    Olhe ao seu redor: todo mundo tem um smartphone. Esse é um dos sinais de que a era digital veio para ficar. Com o avanço da tecnologia, o mercado se expande e abre novas oportunidades para os empreendedores de plantão. Para quem tem um negócio e deseja abrir os horizontes, não é diferente. Venha conosco!

    O que diferencia o empreendedorismo digital das outras formas de empreender?

    Para entender o que diferencia o empreendedorismo digital de outras formas de empreender, é preciso primeiramente conceituá-lo. Trata-se como digital, a forma de empreendedorismo que se dá através do desenvolvimento de um modelo de negócio baseado em plataformas digitais, ou seja, o empreendedorismo digital acontece em um ambiente virtual, onde a empresa oferece um produto ou serviço, a fim de obter lucro.

    A facilidade de acesso é incrível, já que todos estão constantemente conectados através das diversas possibilidades oferecidas pela tecnologia. Outro diferencial do empreendedorismo digital é a forma como as negociações acontecem.

    O ambiente virtual é totalmente dinâmico, dispensando grandes burocracias. Questões como disponibilidade de funcionários para prestar atendimento e horário de funcionamento, por exemplo, são extintas. Instantâneas, dinâmicas e flexíveis, as negociações feitas pela internet são simples, otimizando a prestação de serviço ou o atendimento prestado.

    Associe empreendedorismo digital, bom marketing e boa publicidade e ninguém irá parar você. Além disso, o investimento inicial é consideravelmente menor, por não exigir estrutura física, sendo que o custo operacional também é reduzido, dependendo do seu negócio.

    Como ser um empreendedor digital?

    1. Identifique o seu nicho

    O primeiro passo para se tornar um empreendedor digital é escolher um nicho: jogos, saúde, beleza ou qualquer outro com o qual você se identifique e tenha um breve conhecimento. Lembre-se que irá oferecer um produto ou conteúdo, por isso é importante que você conheça o que faz para entregar qualidade ao seu leitor, consumidor ou cliente.

    2. Trace o plano de negócios

    Com o nicho escolhido, é preciso definir como irá trabalhar com ele: uma loja online, um blog de conteúdo especializado, uma prestadora de serviços, etc. Uma boa dose de planejamento entra nesse momento, afinal, é a estratégia que vai definir se o seu empreendimento terá sucesso.

    3. Defina meios assertivos de comunicação

    Tudo devidamente planejado? É hora de montar sua estrutura! Escolha uma plataforma adequada ao seu negócio. Pode ser um blog, plataforma de mídias, site para vendas, desde que seja compatível ao seu serviço. Aqui, muitas pesquisas devem ser feitas para escolher a melhor opção e evitar dores de cabeça no futuro. Se necessário, invista em uma boa hospedagem e em um domínio próprio.

    4. Atente-se à qualidade do conteúdo e dos produtos

    Comece a produzir conteúdo de qualidade e/ou escolher bons produtos. Lembre-se que um produto ruim pode arruinar a reputação da sua loja na internet, onde as informações correm rápido e o cliente reclama com mais vigor. Caso vá oferecer um serviço ou conteúdo especializado, invista em informações precisas e úteis. Além disso, persista nas atualizações! Novidades constantes são indispensáveis para não cair no esquecimento.

    Como ganhar clientes e monetizar seu empreendimento digital?

    Com milhões de outros blogs, sites e prestadoras de serviço na web, ganhar espaço no mercado exige tempo. Para isso, existem estratégias desenvolvidas por especialistas para alavancar seu negócio, é o caso do Marketing Digital. Ele conta com técnicas como a SEO, que otimiza o conteúdo para ser achado mais facilmente em uma busca Google.

    É possível ganhar dinheiro com empreendedorismo digital? A resposta é sim! No entanto devemos abandonar aquela ideia antiga de ganhar dinheiro fácil na internet, pois é preciso muita dedicação para que isto ocorra. Independente do foco do seu negócio digital ser ou não a obtenção de lucros, é necessário que ele tenha como se sustentar sozinho. Considere o ponto de equilíbrio, bem como o que o planejamento diz acerca do retorno esperado.

    Essas etapas fazem parte do planejamento estratégico do seu empreendimento digital e devem ser pensadas antes do lançamento, para que ele não seja fadado ao fracasso.

    Onde posso conseguir ajuda para facilitar os processos do empreendedorismo digital?

    Se você quer atualizar seus processos, mas não sabe como ou não tem tempo para lidar com tudo, é interessante optar pelo uso de uma ferramenta especializada. Apresente a sua estratégia e objetivos e deixe que a ferramenta faça o trabalho dela.

    Outro serviço oferecido — além da criação de lojas virtuais, aplicativos móveis, sistemas de gestão e integração entre sistemas de pagamento — para quem deseja trabalhar mais na administração do que no operacional de um empreendimento digital, é a consultoria. Afinal, quem melhor para te orientar do que profissionais especializados no assunto?

    Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital, não se esqueça de assinar a nossa newsletter, para ficar por dentro das tendências do ambiente e dicas de quem mais entende do assunto.

    Categorias:
      E-commerce  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     000
    Sobre

     Nathalia Pimentel

      (9 posts)