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    Marketing digital e aplicativos: entenda a importância desta relação

    Leia este artigo e saiba como o marketing digital e os aplicativos se complementam na estratégia da sua empresa.
    By Nathalia Pimentel

    Você sabe qual é a relação entre marketing digital e aplicativos?

    O povo brasileiro é, definitivamente, um dos mais conectados do mundo. Quem afirma isso são os dados da União Internacional de Telecomunicações. Eles mostram que o brasileiro fica, em média, 9 horas por dia conectado à internet. Basta observarmos o comportamento dos colegas ou mesmo o nosso para comprovar isso.

    Esse tempo gasto conectado faz com que as pessoas passem mais tempo mexendo nos próprios aparelhos e, consequentemente, usando aplicativos.

    Entenda a importância da relação entre marketing digital e aplicativos.

    O uso de aplicativos pelo brasileiro

    Uma pesquisa inédita, realizada pelas empresas TopperMinds e MindMiners, traçou o perfil do relacionamento entre as pessoas e os aplicativos que elas usam.

    Esse mesmo levantamento mostra que a utilidade é o fator decisivo para que o consumidor use e mantenha o aplicativo de uma marca em seu smartphone. Isso revela como algumas marcas ainda não entenderam como devem explorar todos os recursos tecnológicos dos seus canais de vendas, inclusive o aplicativo.

    Outro aspecto importante citado pela pesquisa da TopperMinds e MindMiners é que ocorre uma transformação no meio digital, principalmente na forma como as pessoas se relacionam com as marcas. Agora, não basta mais replicar conteúdo ou imitar funcionalidades que existem nos sites. É preciso ir além.

    A relação entre marketing digital e aplicativos

    As empresas, de modo geral, perceberam a importância da presença delas na internet como algo positivo para as suas respectivas estratégias. Nesse contexto, podemos citar a criação do site, interação nas redes sociais e as ações de marketing digital. Faltou colocar nessa relação o aplicativo próprio, e você vai descobrir logo o porquê.

    Muitas empresas julgaram que ter um site era o suficiente para que elas tivessem presença na internet. Elas se enganaram, pois é cada vez maior a quantidade de brasileiros que acessam a internet pelo smartphone. Os sites que foram feitos para computadores, por exemplo, não são tão amigáveis na tela de um celular.

    46 milhões de brasileiros acessam a internet apenas pelo celular. Uma parcela dessas empresas identificou esse problema e considerou resolvê-lo com uma versão responsiva ou mobile do site.

    O modo como o marketing digital deve ser aplicado nos apps

    Enxergar a importância dos aplicativos fez com que muitas empresas passassem a tratá-los como uma ferramenta eficaz para incentivar a interação e a fidelização de clientes. E isso, felizmente, corresponde às expectativas do público, principalmente quando os aplicativos entregam utilidade.

    A empresa comScore analisou a popularidade dos aplicativos em comparação com os sites responsivos e mobile. O resultado de sua análise foi que 82% do tempo gasto entre eles é feito apenas com aplicativos. Sendo assim, é importante conhecer o modo como o marketing digital deve ser aplicado nos apps.

    Defina as metas do seu aplicativo

    Por mais que falar de aplicativo seja algo novo para você, definir as metas dele é muito semelhante ao que você já faz em sua estratégia de marketing digital. Defina, portanto, o que você espera dele. Esse objetivo deve ser específico, mensurável e realista. Se estiver com dificuldades, conte com o apoio de uma agência especializada.

    Invista os recursos necessários

    Não adianta criar um aplicativo que não seja realmente útil para o seu cliente e apenas reproduza conteúdo do seu site oficial. Invista os recursos necessários para criar um aplicativo verdadeiramente robusto, repleto de funcionalidades e que entregue uma experiência única ao seu cliente, afinal, essa é uma das imagens da sua empresa.

    Aproveite o que os smartphones têm a oferecer

    Ao criar o aplicativo da sua empresa, pense no modo como os smartphones dos seus clientes podem contribuir com a experiência deles em relação a sua marca. Se fizer uma ação de marketing com realidade aumentada, os aparelhos têm câmeras para isso; se quiser saber como os clientes se deslocam dentro da loja, use o GPS dos telefones deles. O mesmo vale para a captura de dados.

    A influência dos aplicativos na estratégia do seu negócio

    Saiba que a união entre marketing digital e aplicativos abre novas portas para você fazer a sua empresa crescer. Em vez de ficar limitado às redes sociais, mídias offline e outras soluções, vá pelo caminho que a maioria das empresas ainda não notou que existe: tenha o aplicativo do seu negócio.

    A quantidade de personalizações que podem ser feitas em um aplicativo possibilita a entrega da melhor experiência entre a sua marca e o cliente. Isso contribui totalmente com a estratégia do seu negócio. Situações que eram vistas como problema, por exemplo, podem ser superadas por meio do aplicativo.

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