Comentários

    Fidelização de clientes: 5 maneiras de conquistar seus consumidores

    Confira as dicas do nosso artigo de hoje e descubra como aumentar a fidelização de clientes para sua marca.
    By Rafael Franco

    Para que uma empresa prospere e se mantenha em destaque em um mercado altamente competitivo, o empreendedor precisa compreender a importância que a fidelização de clientes tem para o negócio, independentemente do porte da organização.

    É preciso ter em mente que boa parte dos seus esforços devem ser direcionados para a conquista dos consumidores. Caso contrário, a concorrência tomará seu espaço, acredite!

    Outro ponto a considerar é o fato de que uma base de clientes fiéis é o maior patrimônio que sua empresa pode ter — afinal, eles trabalham como porta-vozes da sua marca, atraindo e engajando novos compradores.

    Você duvida disso? Então pare um pouco e pense em uma marca pela qual você tem um certo apreço. Pois bem, você por acaso nunca falou bem dos produtos e/ou serviços dessa marca para os seus amigos?

    Provavelmente sim, visto que é exatamente desse jeito que funciona a fidelização de clientes. Uma organização que faz isso com maestria é a Apple, que possui milhões e milhões de fãs em todo o mundo, denominados inclusive como “Apple Maníacos”.

    Essa gigante da tecnologia consegue transformar muitos dos seus clientes em fãs, algo extremamente difícil de se fazer. Ouse falar mal sobre os produtos Apple na frente de um desses clientes, por exemplo, e espere, pelo menos, por um olhar de desaprovação.

    Quer saber como obter o mesmo resultado com a sua empresa? Confira as dicas do nosso artigo de hoje e descubra como fidelizar clientes.

    Como fidelizar os clientes?

    Antes de mais nada, saiba que não há uma “receita de bolo” específica para fidelizar seus clientes. No entanto, nesse artigo separamos 4 dicas que certamente ajudarão você a conquistar seus consumidores. Continue a leitura!

    1. Saiba tudo sobre seus clientes

    O primeiro passo para a fidelização dos seus clientes é saber tudo sobre eles. A melhor forma de fazer isso é por meio de um software de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com os Clientes, em português).

    Essa ferramenta permite que você registre nomes, endereços, telefones, e-mails, datas de nascimento, perfis de redes sociais e mais uma série de informações sobre o seu cliente em um único lugar.

    Além disso, o software também possibilita o planejamento e o acompanhamento das atividades que dizem respeito ao atendimento, o que é muito importante. O relacionamento com os clientes deve ser visto como um ponto prioritário na sua estratégia de fidelização.

    2. Atenda os clientes da melhor maneira possível

    De nada adianta ter informações sobre os seus clientes se você não tem um atendimento de excelência, grave bem isso. Certifique-se de prestar o atendimento que você gostaria de receber em seus melhores sonhos, procurando encantar o cliente com a forma com que sua empresa o trata.

    Por incrível que pareça, muitos empreendedores perdem as melhores oportunidades por pecar nesse quesito. Um cliente bem atendido se sente importante e seguro em saber que, se precisar de algo, será ouvido.

    Com isso, a tendência é que ele retorne ao seu negócio, podendo inclusive indicar você para outras pessoas. Hoje em dia, o “café com leite” tradicional já não é mais suficiente e, por isso, vale repetir: forneça um atendimento de excelência.

    3. Foque na qualidade dos produtos

    Não é preciso nem falar que os produtos que a sua empresa oferece precisam ser, no mínimo, compatíveis com a qualidade do mercado. Pense bem: você se tornaria um cliente fiel de uma marca cujos produtos fossem de qualidade duvidosa? Provavelmente não. Portanto, considere esse quesito como primordial para a fidelização de clientes.

    4. Peça feedbacks

    Pedir feedbacks é uma ótima maneira para estreitar os laços com os consumidores. Ao procurar melhorias com base no que os clientes dizem, você mostra que está preocupado e disposto a solucionar os problemas da sua empresa.

    Para alguns isso pode parecer uma perda de tempo, mas a realidade é que essa interação com o seu público rende bons resultados.

    5. Crie um programa de fidelidade

    Por fim, considere desenvolver um programa de fidelidade, que entregue benefícios aos clientes que se mostrarem fiéis a sua empresa. A forma de fazer isso precisa estar de acordo com a realidade do seu segmento. Use a criatividade e lembre-se da importância de fazer com que os clientes se sintam reconhecidos.

    Qual a importância da fidelização de clientes?

    Essencialmente, a fidelização de clientes é o que pode garantir a manutenção operacional e o crescimento contínuo de uma empresa. As organizações precisam vender e, por isso, contar com uma base sólida de clientes fiéis assegura suas atividades — teoricamente, é claro.

    Além disso, há alguns benefícios que ressaltam a importância de conquistar os consumidores. Conheça alguns deles.

    1. Preços acima do mercado

    Ao fidelizar um cliente, o fator decisivo em termos de competitividade não costuma ser o preço. Desse modo, é possível que você aumente-o em relação à concorrência, elevando, consequentemente, sua margem de lucro.

    Observe seus hábitos de consumo e veja se isso não é verdade. Você não se importa em pagar um pouco a mais por aquele produto ou serviço pelo qual preza muito, certo? É assim que essa ideia funciona.

    2. Custos de marketing reduzidos

    O marketing tem como propósito principal atrair novos clientes — isso não é uma novidade. Os gastos com propagandas e divulgações devem ser constantes, é verdade, mas a fidelização de clientes proporcionada por elas pode reduzir os custos.

    Com consumidores que voltam ao seu negócio frequentemente e ainda indicam seus produtos para amigos e familiares, por exemplo, os investimentos em marketing podem ser reduzidos. A melhor propaganda é o marketing boca a boca e os números provam isso: é até 7 vezes mais barato vender para quem já conhece a sua marca do que conquistar novos.

    3. Poder de negociação com os fornecedores

    Um fornecedor ciente de que seu negócio possui clientes fiéis sabe que o produto dele tem grandes chances de ser vendido. Isso facilita sua negociação com ele, que pode ficar mais maleável no que diz respeito a preços, prazos e quantidades.

    Tenha certeza de que todos os seus esforços na fidelização de clientes serão recompensados!

    O que você achou do nosso artigo? Gostaria de ficar por dentro de outros assuntos relacionados à gestão empresarial? Então curta nossa página do Facebook e acompanhe nossas novidades!

    Category:
      Mercado
    this post was shared 0 times
     000
    About

     Rafael Franco

      (39 articles)

    Rafael Franco é fundador da Alphacode, programador, especialista em TI com mais de 15 anos de mercado, apaixonado pela tecnologia e como ela pode influenciar nossas vidas.