Comentários

    Beacons, o que são e algumas maneiras de utilizar…

    Pequenos mas poderosos Beacons podem ser usados nas mais diversas situações.
    By Rafael Franco

    Beacons

    A maioria das pessoas desconhece a tecnologia dos beacons, pequenos dispositivos que podem ser pouco maiores que uma caixa de fósforos mas que podem ter as mais diversas aplicações.

    Se você esta entre as pessoas que não conhecem a tecnologia, explico: Beacons são pequenos dispositivos eletrônicos normalmente utilizando uma bateria de longa duração, e longa mesmo coisa de mais de 1 ano, que utilizam a tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy) ou em bom português Bluetooth que gastar pouca energia, para emitir sinais com alguns parâmetros que podem ser usados em diversas situações.

    Agora, se você já sabia o que é Beacon, talvez você se encontre no segundo grupo de pessoas aquele que conhece a tecnologia mas não faz idéia de onde aplicar… Se esse é o seu caso, vamos a algumas possibilidades onde a tecnologia pode ser usada.

    Mídia localizada e interativa

    Imagine a seguinte situação, seu cliente entra na loja e na hora recebe uma notificação informando sobre uma promoção exclusiva, sim é possível usando Beacons.

    Interação localizada 

    Você esta em uma cidade nova, para em frente a um monumento e recebe em seu celular uma notificação que te leva a um vídeo explicativo sobre o monumento, sim com Beacon é possível e utilizando a tecnologia Nearby do Google não é necessário nem um aplicativo pra isso.

    Controle de ponto

    Seus colaboradores chegam a empresa e realizam o controle de entrada através dos seus próprios dispositivos apenas se aproximando de um ponto definido na empresa, sim é possível com beacons. 

    Controle de permanência

    Crachás equipados com essa tecnologia são monitorados e informam ao gestor da fábrica que alguém não autorizado esta em um setor, sim é possível.

    Essas são apenas algumas das possibilidades que essa tecnologia traz para o dia a dia das empresas e pessoas, usando a criatividade podemos chegar a muitas outras.

    Gostou do tema? Quer implantar na sua empresa? Então vamos conversar…

    Até a próxima.

    Categorias:
      Não categorizado  
    esse post foi compartilhado 0 vezes
     000
    Sobre

     Rafael Franco

      (69 posts)

    Rafael Franco é fundador da Alphacode, programador, especialista em TI com mais de 15 anos de mercado, apaixonado pela tecnologia e como ela pode influenciar nossas vidas.