Comentários

    Aplicativos híbridos x nativos, quais as diferenças e quando utilizar?

    Quer saber as diferenças entre aplicativos nativos e híbridos? Então esse artigo é pra você, continue  a leitura e tire todas as suas dúvidas.
    By Rafael Franco

    Aplicativos Híbridos x Nativos

    Muitos clientes procuram nossa equipe com muitas dúvidas sobre o mundo mobile e sem saber qual é a melhor solução para o seu negócio, e a nossa resposta sempre é: Depende. Sim, pois de acordo com o momento do seu negócio e o objetivo que você deseja atingir existe uma tecnologia mais adequada.

    O que são aplicativos híbridos?

    Aplicativos híbridos são aplicativos baseados em tecnologias WEB como Html, Javascript e CSS que tentam simular as interfaces dos sistemas Android, iOS e Windows e que ao final do desenvolvimento é compilado utilizando webviews e pode ser publicado na AppStore e na Google Play.

    Quais os pontos positivos dos aplicativos híbridos?

    Existem diversos, confira alguns abaixo:

      • Preço: O custo de desenvolvimento de aplicativos híbridos é consideravelmente menor do que o de desenvolvimento nativo
      • Agilidade: Como o código é baseado em tecnologia Web e totalmente compartilhado entre as plataformas o tempo de desenvolvimento também é muito reduzido.
      • Flexibilidade visual: As interfaces criadas com o uso de tecnologias web possuem uma maior flexibilidade para implementação de interfaces customizadas.
      • Facilidade de testes: Por se tratar de tecnologia web, o aplicativo pode ser testado facilmente inclusive em um navegador web o que facilita o ciclo de alterações.

    Quais os pontos negativos dos aplicativos híbridos?

    O principal ponto a destacar é a velocidade das interfaces construídas em Html que tendem a ser mais lentas que as interfaces criadas de maneira nativa o que pode ser um incomodo para aplicações que tem como objetivo velocidade de navegação offline ou uso de interfaces de sistema operacional.

    O que são aplicativos nativos?

    Aplicativos nativos são aplicativos baseados nas tecnologias nativas de cada plataforma, Swift ou Objective C no caso do IOS e Java no caso do Android e que usam apenas interfaces padrão de cada um dos sistemas operacionais.

    Quais os pontos positivos dos aplicativos nativos?

    Principalmente a questão da velocidade de interface que por utilizar componentes nativos traz uma experiência muito mais agradável ao usuário.

    Quais os pontos negativos dos aplicativos híbridos?

    O principal ponto é o custo, como o código não é compartilhado entre as plataformas são necessários dois times de desenvolvimento em tecnologias diferentes o que praticamente dobra o custo de desenvolvimento.

    Quando utilizar cada solução?

    A nossa recomendação é avaliar sempre quais são os objetivos do aplicativo e qual o momento da empresa.

    Para aplicativos que terão um ciclo de vida curto ou que sejam smart-ups apenas testando o mercado de forma inicial a tecnologia Híbrida vai trazer os melhores resultados de custo benefício,  agora se o aplicativo será desenvolvido para um negócio ja maduro e com um público exigente é valido utilizar a tecnologia nativa.

    É isso, espero ter esclarecido um pouco o assunto, se precisar de ajuda fale com os nossos especialistas hoje mesmo.

    Até a próxima.

    Categories:
      MercadoMobile
    this post was shared 0 times
     100
    About

     Rafael Franco

      (39 articles)

    Rafael Franco é fundador da Alphacode, programador, especialista em TI com mais de 15 anos de mercado, apaixonado pela tecnologia e como ela pode influenciar nossas vidas.